A fascinante rebeldia do cérebro contra a razão

A fascinante rebeldia do cérebro contra a razão

A mente humana é uma teia complexa de contradições, capaz de alcançar alturas sublimes de racionalidade e, ao mesmo tempo, mergulhar em abismos de irracionalidade. Nesta seleção especial de TED Talks, te convidamos a desvendar alguns dos mistérios mais intrigantes de nosso cérebro. Por que tomamos decisões que parecem desafiar a lógica? Por que nossas percepções sobre nós mesmos e o mundo ao nosso redor são, às vezes, distorcidas?

Prepare-se para uma jornada através dos corredores da psicologia, neurociência e filosofia, guiada por especialistas que irão desafiar sua compreensão sobre si mesmo e a complexidade de suas escolhas.

A psicologia do nosso “eu” futuro

“Os seres humanos são obras em progresso que equivocadamente pensam que estão prontos.” Dan Gilbert compartilha uma pesquisa recente sobre um fenômeno que ele chama de “ilusão do fim da história”, onde nós, de alguma forma, imaginamos que a pessoa que somos agora é a pessoa que seremos até o fim da vida. Dica: não é bem assim.

Como sentimos admiração e por que isso importa

O neurocientista Beau Lotto conduziu um estudo ambicioso com o Cirque du Soleil sobre a emoção da admiração e os benefícios psicológicos e comportamentais dela. Nesta palestra e apresentação ao vivo, ele compartilha algumas de suas descobertas e aguarda enquanto os dançarinos do Cirque du Soleil criam seu próprio espetáculo admirável.

Por que você acha que está certo, mesmo quando está errado?

Perspectiva é tudo, especialmente quando se trata de avaliarmos nossas crenças. Será que você é um soldado, disposto a defender seu ponto de vista a todo custo, ou um escoteiro, estimulado pela curiosidade? Julia Galef examina as motivações por trás dessas duas formas de pensar e o modo como elas moldam a maneira pela qual interpretamos informações novas, através de uma lição histórica convincente, que ocorreu na França do século 19. “Quando suas firmes opiniões são postas à prova”, Galef diz, “qual é a coisa pela qual você mais anseia? Por defender suas próprias crenças, ou por ver o mundo da forma mais clara possível?”

A arte de escolher

Sheena Iyengar estuda como fazemos escolhas — e como nos sentimos sobre as escolhas que fazemos. No TEDGlobal, ela fala sobre ambos tipos de escolhas, as triviais (Coca ou Pepsi) e as mais profundas, e compartilha sua inovadora pesquisa que revela algumas surpreendentes atitudes sobre nossas decisões.

O viés otimista

Nascemos para ser mais otimistas que realistas? Tali Sharot apresenta sua pesquisa que sugere que nossos cérebros estejam conectados para olhar para o lado positivo – e como isso pode ser tanto perigoso quanto benéfico.


Créditos: Imagem Destaque – Paul Craft/Shutterstock

Compartilhe esse artigo: