Toxic Tours: Uma viagem virtual que tem como destino a poluição ao redor do mundo

Toxic Tours: Uma viagem virtual que tem como destino a poluição ao redor do mundo

Toxic Tours, uma nova iniciativa do movimento Break Free From Plastic, está proporcionando às pessoas uma visão interna de alguns dos segredos mais sujos do planeta. Em vez de uma excursão comum que se concentra na história ou nas paisagens de uma cidade, o Toxic Tours te leva em uma viagem por vídeo aos epicentros da poluição do ar, da água e do solo.

O objetivo do projeto Toxic Tours é aumentar a conscientização sobre os impactos tóxicos da produção de plástico nas comunidades da linha de frente, que geralmente são compostas por moradores de baixa renda e/ou pessoas não brancas que sofrem as primeiras e piores consequências das mudanças climáticas.

Os “passeios tóxicos” são organizados pessoalmente por organizações e comunidades locais há décadas, mas tornar essa experiência também digital tem o potencial de ampliar essas histórias locais em nível global. Na plataforma Toxic Tours, as comunidades da linha de frente podem compartilhar diretamente suas histórias e mapear as instalações petroquímicas em torno de suas casas.

E não, esse não se trata do que é conhecido como “turismo da pobreza”, que basicamente consiste em fazer com que turistas fiquem boquiabertos com as péssimas condições de vida dos locais e voltam para casa “inspiradas” a ver suas vidas de outra forma. Em vez disso, todas as filmagens do projeto Toxic Tours são filmadas por membros da comunidade e grupos locais de justiça ambiental que desejam aumentar a conscientização sobre as condições impostas a eles.

O site Toxic Tours foi lançado em 27 de janeiro e oferece interpretação em português, inglês, espanhol, francês, filipino, mandarim e hindi. Na página inicial, o usuário pode selecionar o local em que deseja fazer sua “excursão tóxica”, clicando nas opções Ásia, Europa, África, EUA ou América Latina, para então ser levado a um mapa da região.

Em Manali, na Índia, por exemplo, o usuário aprenderá que o Conselho Central de Controle de Poluição do país categorizou a área como criticamente poluída por quase uma década. É possível assistir a um vídeo sobre o polo petroquímico que se estende do norte de Chennai a Manali, que é o local de mais de 30 indústrias poluentes. M. K. Elampazhuthi, residente da cidade, fala sobre o esgoto e resíduos de petróleo no Canal de Buckingham de Chennai; e os jovens locais modelam máscaras faciais que criaram para ajudá-los a respirar no ambiente externo.

Na América do Sul, o passeio tóxico é feito em Ingeniero White, Província de Buenos Aires, um mega polo petroquímico transformou a paisagem, destruindo o meio ambiente e impactando negativamente a saúde das comunidades locais.

“As organizações de justiça ambiental trabalham em estreita colaboração com os membros da comunidade para capturar os problemas prementes que as comunidades enfrentam, devido às construções petroquímicas”, diz Estelle Eonnet, consultora da Break Free From Plastic. “A plataforma Toxic Tours permanece aberta aos membros das comunidades da linha de frente, que continuam a fixar suas histórias no mapa.”

Para fazer um “passeio tóxico” virtual clique aqui; e, para saber mais sobre o movimento Break Free From Plastic, confira o vídeo a seguir.

Break Free From Plastic MovementBreak Free From Plastic Movement

__

Imagem Destaque: TR STOK /Shutterstock

Compartilhe esse artigo: