L: Um robô de colheita automática de pimentões no sul do Japão

L: Um robô de colheita automática de pimentões no sul do Japão
Yoshihiko Takahashi, COO; Sr. Fukuyama, fazendeiro; e Katsumi Takatsuji, CEO e CRO

Localizada na província de Miyazaki, no Japão, a cidade de Shintomi tem visto sua agricultura crescer nos último anos. Para otimizar a produção local e resolver problemas relacionados à falta de mão de obra, a empresa japonesa AGRIST, em colaboração com os agricultores da cidade de Shintomi, desenvolveu um robô de colheita automática de pimentões.

Chamado apenas de L, o robô pesa 16 kg e pode operar por quatro horas ininterruptas em apenas uma carga de bateria. Ao invés de “caminhar” pelo solo – como os robôs comuns já usados na agricultura – o L se move usando um cabo que fica instalado dentro da estufa. Essa solução de locomoção já elimina a necessidade de um trilho no solo e permite uma construção simplificada e uma operação mais prática, já que o robô consegue passar facilmente por obstáculos como lama ou folhas caídas.

O robô de colheita automática faz parte de uma série de pesquisas que a AGRIST vem realizando em parceria com agricultores locais sobre novos métodos agrícolas – sejam eles métodos de cultivo, colheita, etc. –, que incorporam robôs.

Além de cortar pimentões com alta precisão e velocidade, o L possui tecnologia de inteligência artificial, que coleta e acumula dados de imagem de pimentões em várias fases de amadurecimento. Assim, futuramente a AGRIST também poderá usar a tecnologia para fornecer serviços que analisem os dados das plantações, avisem sobre doenças e prevejam o rendimento.

Para realizar os testes com o L, a AGRIST criou sua própria estufa otimizada para robôs de colheita automática. Isso permite que a empresa teste seus robôs com mais facilidade, faça melhorias com mais rapidez e contribua para a solução de problemas agrícolas de forma mais rápida.

Confira o L em ação no vídeo a seguir.

農業ロボットで課題解決するAGRIST株式会社農業ロボットで課題解決するAGRIST株式会社
Compartilhe esse artigo: