Drobo: Um robô movido a energia solar que entrega suprimentos médicos

Drobo: Um robô movido a energia solar que entrega suprimentos médicos

Embora farmácias sejam consideradas um serviço essencial que permaneceram abertos durante os períodos de isolamento social necessários durante a pandemia de coronavírus (inclusive agora, em regiões do mundo que estão realizando lockdown devido à disseminação da variante Delta), muitas pessoas seguem evitando sair de suas casas para seguir se protegendo da COVID-19, enquanto outras pessoas possuem mobilidade física limitada, e optam por entregas de farmácia a domicílio. Pensando nisso, o NU1, de Milão, criou o Drobo, um protótipo para um robô de entrega de suprimentos médicos.

Autônomo e com uma aparência amigável, o Drobo pode entregar suprimentos médicos com segurança aos pacientes que não podem ir à farmácia. A partir de um grande display, o robô pode fornecer instruções sobre produtos médicos durante a execução do processo de entrega e também pode realizar verificações simples em pacientes, incluindo testes de COVID-19 e medição de oxigênio no sangue, e, por fim, enviar os resultados desses testes ao médico do paciente.

O Drobo é equipado com quatro rodas e um motor elétrico, sua bateria pode fornecer até oito horas de carga para uso contínuo, que se carrega autonomamente entre as tarefas usando energia solar. Um drone localizado na parte traseira é conectado à área de carga e pode transportar os medicamentos pelo ar, o que facilita a entrega de produtos médicos em níveis mais altos.

Não é a primeira vez que drones são usados em projetos com soluções focadas na saúde das pessoas. Em empresa californiana Zipline usa drones para levar medicamentos, sangue e vacinas todos os dias até milhares de unidades médicas em países como Ruanda Tanzânia. Cada drone voa a cerca de 100km/h e é capaz de transportar 1,5kg em suprimentos. Médicos e enfermeiros podem solicitar medicamentos, sangue ou vacinas necessários através de mensagens de texto.

Confira mais imagens do protótipo do Drobo abaixo:

Compartilhe esse artigo: