“O que deveríamos levar para o espaço?” e outro TED Talks favoritos de agosto

“O que deveríamos levar para o espaço?” e outro TED Talks favoritos de agosto

Mudança para o espaço, decisões sustentáveis para o cotidiano, tecnologias que auxiliam pessoas em situação de vulnerabilidade social e uma importante conversa sobre direitos humanos dos imigrantes. Confira uma seleção especial com os mais novos TED Talks favoritos da redação do InovaSocial.

O que os humanos deveriam levar para o espaço (e deixar pra trás)?

Um dia, humanos vão explorar o espaço em massa e viver espalhados através do sistema solar em planetas como Marte e além. Inspirado por seu tempo como artista residente na Agência Espacial Europeia, Jorge Mañes Rubio quer repensar o que precisamos levar para essa grande jornada e, mais importante ainda, o que devemos deixar para trás. Mañes Rubio nos leva em uma jornada terrestre por práticas culturais e seus próprios projetos que misturam ciência, arte e ritual, encorajando uma ousada reimaginação de como um futuro livre de preconceito e exploração se pareceria.

Como aquecer sua casa sem machucar o planeta

De todas cotidianas, porém surpreendentes maravilhas da engenhosidade humana, saber o que é necessário para aquecer a sua casa à uma temperatura confortável é a favorita de Kathy Hannun. Ela nos leva em uma jornada por todo o planeta e no fundo do mar para enfatizar os perigos do aquecimento moderno e oferece uma alternativa mais segura e amigável ao meio ambiente que aproveita a energia geotérmica logo abaixo dos nossos pés.

A tecnologia salva-vidas que ajuda mães a tomar decisões saudáveis

Clínicas superlotadas, longos tempos de espera e médicos sobrecarregados estão causando um impacto devastador a mães e crianças na Índia. Nesta palestra impressionante, a uroginecologista Aparna Hegde expõe as brechas sistêmicas — que geram mortes evitáveis a cada minuto — e apresenta soluções tecnológicas escalonáveis, acessíveis e fortalecedoras que melhoram os resultados da saúde materno-infantil, revertem a dinâmica familiar patriarcal e salvam vidas.

Uma nova abordagem para a defesa dos direitos humanos dos imigrantes

Nesta conversa envolvente, o litigante Itamar Mann detalha as perigosas migrações de barco de refugiados que cruzam o Mar Mediterrâneo. Com inúmeras provas reunidas por pesquisadores e ativistas, ele explica como advogados estão fazendo progressos no julgamento de abusos dos direitos humanos que ocorrem nas costas militarizadas. Em um nível humano básico, Mann fala da obrigação que temos de defender o direito uns dos outros a uma vida digna – porque o futuro de como habitamos o planeta juntos depende disso.

Um aplicativo que empodera as pessoas para resolverem seus problemas legais

Se você não pode pagar por um advogado, um será designado para você, certo? Não em uma corte civil americana. De altas taxas legais a papelada confusa e advogados caros, pode ser difícil resolver questões civis. O empreendedor Rohan Pavuluri está trabalhando em simplificar processos legais morosos com um aplicativo que empodera as pessoas para resolverem seus próprios problemas legais.

Compartilhe esse artigo: