Categories Negócio de Impacto SocialPosted on 08/10/202012/05/2022App conecta restaurantes e clientes para combater o desperdício No mundo todo, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas. O desperdício está em diversos pontos da cadeia e acontece no campo, na indústria, na logística, no varejo e também é praticado pelo consumidor. E não nem necessário ter um conhecimento básico sobre consumo consciente para entender que, diante desse número, algo precisa ser feito. Pensando nisso, uma startup dinamarquesa chamada Too Good To Go (algo como “bom demais para ir embora”, onde “to go” também pode significar “para viagem”), foi criada com o objetivo de diminuir o desperdício no varejo, de alimentos “bom demais para serem desperdiçados”. A ideia principal da Too Good To Go é, através da tecnologia, conectar pessoas e incentivá-las a reduzir o desperdício de alimentos. O projeto, que começou focando no mercado dinamarquês, hoje conta com parceiros em toda a Europa e nos EUA. O conceito pode parecer simples, mas tem um potencial de impacto gigante: através de um app, estabelecimentos como restaurantes, padarias, supermercados e hotéis podem colocar à venda “sobras” de seus produtos – ainda em bom estado para consumo, que apenas não poderiam ser comercializados no dia seguinte. No app, o usuário pode escolher de qual restaurante ele gostaria de adquirir uma “caixa surpresa” e retirá-la no estabelecimento. Permitir que um restaurante ofereça uma caixa misteriosa em vez de permitir que os clientes solicitem itens específicos, e fazer com que o cliente responsável pela retirada do pedido, faz com que o processo seja mais fácil de gerenciar e permite que o estabelecimento recupere parte do custo dos alimentos adquiridos. É um cenário em que todos ganham: mais pessoas podem desfrutar de uma refeição gostosa e de qualidade por um preço mais acessível (na padaria nova-iorquina Blooklyn Fare, por exemplo, uma caixa com produtos que geralmente custaria US$ 12 é vendida por US$ 4), enquanto os estabelecimentos podem alcançar novos clientes, otimizar suas operações e reduzir o desperdício de alimentos. Atualmente, a Too Good To Go tem mais de 26 milhões de usuários e conta com 55 mil parceiros, incluindo marcas como Carrefour, Hilton, Accor Hotels, Le Pain Quotidien, entre outras. Desde seu lançamento, em 2016, mais de 48 milhões de pedidos foram feitos. O serviço está disponível em 15 países – Holanda, França, Dinamarca, Portugal, Bélgica, Polônia, Suíça, Áustria, Espanha, Suécia, Noruega, Alemanha, Itália, Reino Unido e Estados Unidos; então, caso você tenha ficado curioso e esteja em um desses locais, basta baixar o app no Google Play ou na AppStore e experimentar. Too Good To Go – Join our food waste revolution! Compartilhe esse artigo: