The Ocean Cleanup inicia sua primeira operação para remover plástico do Oceano Pacífico

The Ocean Cleanup inicia sua primeira operação para remover plástico do Oceano Pacífico

No ano passado, apresentamos aos leitores do InovaSocial a Ocean Cleanup, um projeto que vem sendo idealizado desde 2011. Agora, a primeira operação em larga escala para retirar resíduos de plástico do Oceano Pacífico começou saindo de São Francisco (Califórnia, EUA).

A Ocean Cleanup, uma iniciativa holandesa sem fins lucrativos que quer livrar os mares do lixo plástico, lançou seu o System 001 aos mares em 8 de setembro de 2018. Rebocado da Baía de São Francisco pelo navio Maersk Launcher, a barreira flutuante em forma de U de 600 metros de comprimento com uma “saia” de 3 metros será arrastada ao longo da superfície da água para recolher o lixo.

Quando chegar ao seu destino, o sistema está programado para ser impulsionado pelo vento e pelas ondas, coletando o plástico à medida que se move pelo oceano.

Devido ao seu formato, os detritos serão canalizados para o centro do sistema. Movendo-se ligeiramente mais rápido que o plástico, o sistema agirá como um gigante Pac-Man, passando pela superfície do oceano.

the-ocean-cleanup-operacao-oceano-pacifico-inovasocial-02

Operação mira na Grande Porção de Lixo do Pacífico

A meta da operação é a Grande Porção de Lixo do Pacífico, uma concentração de resíduos plásticos que contém pelo menos 79.000 toneladas de material espalhadas por 1,6 milhão de quilômetros quadrados – e que não para de crescer. Localizado no meio do caminho entre a Califórnia e o Havaí, o patch supostamente contém 1,8 trilhão de peças de plástico e cobre uma área equivalente aos territórios de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo somados.

Inicialmente, o sistema navegará a 240 milhas náuticas da costa por 14 dias de testes em sua configuração em forma de U. A equipe terá então a opção de voltar se os testes não forem bem-sucedidos.

Mas a esperança é que eles continuem a 1.200 milhas náuticas em direção ao lixo, onde a limpeza real começará.

the-ocean-cleanup-operacao-oceano-pacifico-inovasocial-04

Plástico coletado será devolvido em seis meses

Segundo a Ocean Cleanup, os primeiros lotes de plástico serão devolvidos ao solo em seis meses. Então, os resíduos serão reciclados e transformados em produtos que podem ser vendidos para ajudar a financiar operações futuras.

As trilhas de reboque foram concluídas a 50 milhas náuticas da costa no início deste ano, quando a barreira foi implantada em 120 metros de comprimento.

Centenas de testes em escala, uma série de protótipos, expedições de pesquisa e várias repetições levaram a Ocean Cleanup a ter confiança suficiente em sua tecnologia para lançar seu primeiro sistema de limpeza em larga escala.

Durante a missão atual, que é vista como uma iniciativa de prova de conceito, dados de desempenho serão coletados para verificar quaisquer melhorias de design que possam ser feitas para implantações futuras. O navio Maersk Launcher também permanecerá como uma base de observação para o projeto por várias semanas.

“O sistema está equipado com sensores, câmeras e luzes de navegação acionadas por energia solar e por satélite para comunicar a posição do System 001 ao tráfego marítimo e permitir um monitoramento abrangente do sistema e do meio ambiente,” disse a Ocean Cleanup em seu anúncio.

the-ocean-cleanup-operacao-oceano-pacifico-inovasocial-03

Projeto será expandido se bem sucedido

O sistema foi proposto pela primeira vez pelo engenheiro holandês Boyan Slat em 2013 e foi finalista do prêmio Design do Ano de 2015. Agora, fundador e CEO da Ocean Cleanup, Boyan atingiu sua meta de iniciar as operações em 2018.

“O lançamento é um marco importante, mas a verdadeira comemoração virá assim que o primeiro plástico retornar à costa,” disse Boyan. “Por 60 anos, a humanidade tem colocado plástico nos oceanos; a partir desse dia, vamos retirá-lo de lá.”

Se esse primeiro sistema for bem-sucedido e o financiamento for disponibilizado, até mais 60 sistemas poderão ser enviados para a Grande Porção de Lixo do Pacífico nos próximos dois anos.

“A Ocean Cleanup prevê que a frota completa pode remover metade do plástico da Grande Porção de Lixo do Pacífico dentro de cinco anos,” disse a organização. “Isso está de acordo com o objetivo final da Ocean Cleanup: reduzir a quantidade de plástico nos oceanos do mundo em pelo menos 90% até 2040.”

the-ocean-cleanup-operacao-oceano-pacifico-inovasocial-08
the-ocean-cleanup-operacao-oceano-pacifico-inovasocial-07
the-ocean-cleanup-operacao-oceano-pacifico-inovasocial-06
the-ocean-cleanup-operacao-oceano-pacifico-inovasocial-05
the-ocean-cleanup-operacao-oceano-pacifico-inovasocial-01

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para [email protected].

Compartilhe esse artigo: