As previsões da Singularity University até 2038 – Parte I: A próxima década

As previsões da Singularity University até 2038 – Parte I: A próxima década

Como serão os próximos 20 anos? Pode parecer uma pergunta difícil, principalmente para nós, brasileiros, que não sabemos nem como será a nossa próxima eleição presidencial e, consequentemente, nossos próximos quatro anos. Mas tem gente pensando lá na frente, e uma dessas pessoas é o dr. Peter H. Diamandis, co-fundador da Singularity University. Apesar de carregar o termo “universidade” no nome, a SU é uma “think tank”, ou seja, uma organização/centro de pesquisa focada em inovação e incubadora de startups localizada no NASA Research Park, no Vale do Silício. Fundada em 2008, a Singularity University possui diversos colaboradores, como Deloitte e Google.

Leia aqui a parte 2 das previsões da Singularity University até 2038

Mas voltando ao papo de previsões e como serão os próximos 20 anos, tenho visto vários sites falando sobre as “previsões da SU até 2038”. No entanto, vi que tinha algo de estranho em alguns links – principalmente em português – e decidi investigar melhor (uma atitude que deveria ser vista como padrão/básica antes de sairmos replicando o texto sem fonte). Não sei porquê, muitos dos links que encontrei distorcem as previsões originais e adicionam palpites malucos. Por isso, decidi fazer esse Inova+ baseado no artigo original – disponível em inglês neste link – e adicionar apenas pequenos comentários. Confira abaixo a lista de previsões.

2018

Singularity University: Supremacia quântica alcançada – A primeira demonstração de uma computação quântica – que não pode ser simulada com supercomputadores tradicionais – é anunciada.
InovaSocial: Recentemente a Intel anunciou o início dos testes com o Spin Qubit, menor chip da marca e voltado para computação quântica.

Singularity University: Inteligência artificial emotiva – A emoção será incorporada em interfaces de conversação com IA. Será socialmente aceitável gritar com raiva para a Alexa e ela responder algo como: “Por favor, não grite comigo, isso magoou meus sentimentos.”
InovaSocial: Ainda estamos longe de termos máquinas com emoções, mas com a ascensão das inteligências artificiais, esta questão envolverá, cada vez mais, discussões que misturam ética, tecnologia e o relacionamento.

2020

Singularity University: Rede 5G – A rede 5G deve liberar velocidades de conexão de 10 a 100 GB para smartphones em todo o mundo.
InovaSocial: Talvez uma das previsões mais realistas, a rede 5G já é algo tão previsto, que a Anatel já iniciou as discussões em torno da implementação da rede no Brasil. A agência prevê que uma licitação seja aberta no segundo semestre de 2019, para que as operadoras comecem a preparar a rede no país.

Singularity University: Diagnóstico médico baseado em inteligência artificial – Diagnósticos médicos baseados em IA e recomendações de terapia já são usados na maioria dos serviços de saúde dos EUA.
InovaSocial: A inteligência artificial já é vista como um grande suporte para o diagnóstico médico. Algoritmos são treinados para identificar doenças em exames de imagem e outros testes mais simples. No entanto, a discussão neste tema deve ganhar maiores debates na questão do sigilo médico.

Singularity University: Carros voadores começam a operar em algumas cidades do mundo
InovaSocial: Outra previsão que caminha a todo vapor, os carros voadores já possuem diversos projetos em andamento. Em Miami, um prédio de luxo em fase de construção terá pista de pouso para carros voadores. Já o II Encontro Anual Uber Elevate selecionou seis finalistas para o projeto UberAir Skyport.

Singularity University: Catalisadores Quânticos – Com as ascensão dos processos quânticos, novos “catalisadores” devem ser descobertos, marcando o fim da química tradicional.

2022

Singularity University: Impressora 3D – As novas impressoras poderão imprimir roupas e módulos para casas e prédios.
InovaSocial: Muito mais que roupas e módulos residenciais, as impressoras 3D podem ganhar uma tarefa muito mais importante, a impressão de órgãos, algo que já havíamos previsto tendência de exploração, no texto “20 tendências e tecnologias inovadoras para 2018”.

Singularity University: Carros Autônomos – As pessoas poderão viajar legalmente em carros autônomos por todo o EUA.
InovaSocial: Uma das grandes bandeiras das montadoras atuais, o carro autônomo deve virar realidade muito em breve. A Ford e a Tesla já iniciaram seus testes no EUA e, se depender de Elon Musk, isso acontecerá antes de 2022.

Singularity University: Brinquedos inteligentes – Todos os brinquedos são “smarts” e possuem aprendizado automático (machine learning) integrado.

Singularity University: Mordomo tecnológico – Robôs são comuns na maioria das residências de classe média, sendo capazes de ler os lábios de forma confiável e reconhecer gestos de face, boca e mão.

Singularity University: Robôs entendem o contexto da fala suficiente bem para interagir com os humanos como recepcionistas, assistentes de lojas de varejo e balconistas.
InovaSocial: Apresentado durante o Google IO 2018, o Duplex é um sistema de inteligência artificial que entende e se comunica de forma quase humana. Confira abaixo o vídeo demonstrativo do sistema, onde a máquina liga para um salão de cabeleireiros e agenda serviços.

 

2024

Singularity University: Marte é logo ali – As primeiras missões humanas privadas são lançadas para Marte.
InovaSocial: Se depender da SpaceX, Marte será o próximo destino da raça humana.

Singularity University: Invasão Drone – Atingiremos a marca de 10 milhões de voos com drones diariamente (atualmente, já são cerca de 100 mil voos).

Singularity University: Courier Autônomo – Será rotineiro ver drones entregando pacotes em telhados e janelas, e robôs terrestres entregando pacotes diretamente na porta da residência do cliente.

Singularity University: 1¢ por kw/h – Veremos os primeiros acordos de energia solar e eólica sendo assinados, tornando o kw/h até um quinto mais barato que as ofertas de carvão ou gás.

Singularity University: Energia limpa – Construir sistemas de energia solar e/ou eólica serão mais barato do que carvão ou gás em 90% do planeta.

Singularity University: Carro elétrico – Veículos elétricos serão metade das vendas de veículos novos.

Singularity University: A luta contra o carvão – China e Índia anunciam o fechamento de centenas de usinas de carvão.
InovaSocial: Em março de 2014, o primeiro-ministro Li Keqiang, anunciou que “vamos declarar guerra à poluição assim como declaramos guerra à pobreza”. Quatro anos depois, um estudo realizado pela Universidade de Chicago mostrou que algumas cidades chinesas já reduziram em 32% a concentração de partículas no ar. Além disso, todas as minas de carvão na China foram fechadas e novas termoelétricas que usam o combustível foram proibidas.

Singularity University: CO2 em alta – As emissões de carbono atingirão o pico em todo o mundo.

Singularity University: Inteligência Artificial no currículo – Conhecimento em inteligência artificial é um requisito para a maioria dos trabalhos.

2026

Singularity University: Meu carro – Ter o seu próprio carro já não faz mais sentido e os carros autônomos dominam estradas.

Singularity University: Meu carro voador – 100 mil pessoas irão viajar todos os dias com veículos de decolagem e aterrissagem vertical (VTOL) em Los Angeles, Tóquio, Londres e São Paulo

Singularity University: Uma horta em casa – A agricultura vertical torna-se viável para a produção de alimentos nas principais megacidades.
InovaSocial: Uma das grandes necessidades do futuro será a produção de alimentos. Soluções como a Growmore serão essenciais para as novas cidades.

Singularity University: Nanotecnologia – A fabricação atomicamente precisa de materiais (APM) é apresentada em larga escala.
InovaSocial: A fabricação atomicamente precisa de materiais só será viável com a evolução das nanotecnologias, algo em constante evolução há anos.

Singularity University: Todo mundo conectado – 8 milhões de pessoas estarão conectadas com velocidades acima de 500 Mbps. Nas regiões mais pobres do planeta, tablets estarão disponíveis gratuitamente por meio de um cadastro.
InovaSocial: Assim como ocorre com as redes sociais atualmente, que são gratuitas mediante a um cadastro, o futuro das conexões seguiram no formato, mas disponibilizando aparelhos.

Singularity University: A Era da Realidade Virtual – A realidade virtual torna-se onipresente. Os pais reclamam que seus filhos estão constantemente em outro universo. As viagens começam a diminuir à medida que os sistemas de VR tornam a experiência o suficiente para experimentar novas sensações, sem o incômodo da locomoção.

2028

Singularity University: Energia limpa / Parte 2 – Construir sistemas de energia solar e eólica serão mais barato do que operar carvão e gás em mais da metade do mundo.

Singularity University: Energia limpa / Parte 3 – Energia solar e eólica representam quase 100% da eletricidade da nova geração.

Singularity University: Energia limpa / Parte 4 – A demanda mundial por petróleo atinge o pico e dá sinais de queda.
InovaSocial: De acordo com a Shell, o pico no consumo de petróleo deve acontecer até 2030 e o grande “culpado” desse movimento são os carros elétricos. No entanto, Ben van Beurden, presidente da companhia, afirmou para Reuters que “o petróleo ainda será necessário por décadas, uma vez que provavelmente continuará sendo o principal combustível para aviões, navios e caminhões pesados”.

Singularity University: Eu, robô – Os robôs terão relações reais com as pessoas, dando suporte nos cuidados na velhice, higiene pessoal e a preparação de alimentos. Os robôs sexuais tornam-se populares.
InovaSocial: Atualmente, grande parte das pesquisas de robôs se concentram nestas duas frentes: cuidados e sexualidade. Enquanto muitos robôs estão sendo projetados para cuidar de idosos, outros tantos são desenvolvidos para atender os prazeres sexuais, levantando debates sobre “estupros de máquinas”.

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para [email protected]

Compartilhe esse artigo: