Wall-E da vida real? Segway apresenta o S-Pod na CES 2020

Durante a CES 2020 – um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, que acontece em janeiro, em Las Vegas –, a Segway anunciou um novo produto. O S-Pod é uma cadeira sobre rodas, que deve ser lançado em 2020 em ambientes fechados e controlados (como aeroportos, shoppings, campi corporativos, entre outros) antes de chegar às ruas urbanas.

segway-s-pod-ces-2020-wall-e-inovacao-social-inovasocial-03

O Segway PT, que possuía duas rodas e auto-balanceamento navegava a velocidades de até 10 km/h, foi lançado em 2001 e chegou ao mercado com a proposta de substituir uma caminhada. O dispositivo não se tornou tão popular – afinal, quem está disposto a pagar US$ 5.000 para simplesmente para não caminhar? –, apesar de até hoje ser visto em uso por equipes de segurança de shoppings e aeroportos ou até mesmo por policiais. Ainda assim, esse foi o pontapé inicial para a produção de um novo segmento de produtos focados em mobilidade urbana, que nos fizeram a chegar até os dias de hoje, onde os patinetes e bicicletas elétricos vêm cada vez mais tomando as ruas de cidades no mundo todo.

segway-s-pod-ces-2020-wall-e-inovacao-social-inovasocial-02

O Segway S-Pod é o que a empresa chama de cadeira de “primeira classe” auto-balanceada que viaja sobre duas rodas a velocidades de até 38 km/h. Seu design lembra muito as cadeiras automatizadas de Wall-E, animação da Disney; mas, na verdade, a Segway afirma que a inspiração para o visual do S-Pod veio foi inspirado pelas girosferas de Jurassic World (da franquia Jurassic Park).

Para controlar o S-Pod o usuário se inclina para a frente para acelerar ou para trás para desacelerar. Seus recursos de segurança não foram totalmente divulgados, mas o meio de transporte pode ter cinto de segurança e será possível limitar a velocidade máxima de cada dispositivo. Além disso, a Segway manteve seu design de duas rodas para o S-Pod, em vez de adicionar quatro rodas, porque isso permite um centro de gravidade mais adaptável para impedir que o S-Pod tombe.

O S-Pod está muito mais próximo de ser um produto real do que de apenas um conceito, mas, em um primeiro momento, ele não será comercializado diretamente aos consumidores. Por enquanto, a Segway irá realizar parcerias com aeroportos, shoppings, parques temáticos e campi corporativos; e a projeção é de que seu lançamento acontecerá ainda em 2020. Nesses espaços controlados, a Segway vê o S-Pod principalmente como um dispositivo de acessibilidade, que será usado por pessoas com mobilidade limitada em ambientes amplos.

Para saber mais sobre o S-Pod, confira o vídeo abaixo:

Deixe uma resposta

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail