Quayside: O bairro do futuro do Google

Neste texto, vamos falar sobre um assunto relacionado ao ODS nº 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis –, que tem como principal objetivo tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

De acordo com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), “transformar significativamente a construção e a gestão dos espaços urbanos é essencial para que o desenvolvimento sustentável seja alcançado. Temas intrinsecamente relacionados à urbanização, como mobilidade, gestão de resíduos sólidos e saneamento, estão incluídos nas metas do ODS 11, bem como o planejamento e aumento de resiliência dos assentamentos humanos, levando em conta as necessidades diferenciadas das áreas rurais, periurbanas e urbanas.”

Você pode conferir as metas do objetivo nº 11 neste link.

Não é preciso olhar muito além do smartphone em seu bolso para encontrar um exemplo de como a tecnologia está moldando o mundo atual, mas a Sidewalk Labs – o braço de inovação urbana da Alphabet, dona do Google – quer usar a tecnologia para literalmente moldar um pedaço do mundo, construindo um bairro high-tech na cidade de Toronto, no Canadá.

quayside-sidewalk-toronto-google-smart-city-canada-inovasocial-01

Recentemente, a Sidewalk Labs anunciou seus planos de transformar uma área ao longo da orla do Rio Ontário em um bairro altamente tecnológico, que será chamado de Quayside. O projeto, que será realizado em parceria com o governo da cidade e a Waterfront Toronto, é parte de um projeto maior, chamado Sidewalk Toronto, que temo objetivo de usar a tecnologia para resolver os maiores desafios urbanos de Toronto.

“Este será um novo tipo de bairro, que coloca as pessoas em primeiro lugar. Sidewalk Toronto irá transformar Quayside em um próspero pólo de inovação e em uma comunidade para dezenas de milhares de pessoas morarem, trabalharem e se divertirem,” disse o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, em entrevista coletiva. “Não tenho dúvidas de que Quayside se tornará um modelo para cidades do mundo todo e fará de todas as nossas comunidades lugares ainda melhores para chamar de lar.”

O projeto Sidewalk Toronto começou a tomar forma após Toronto solicitar propostas de desenvolvimento para uma área de 800 acres chamada Port Lands. A Sidewalk Labs atendeu ao chamado e, desde então, US$ 50 milhões foram investidos na fase inicial do projeto de inovação urbana, que deve custar cerca de US$ 1 bilhão no total.

Segundo a Sidewalk Labs, Quayside irá combinar design urbano pensado para o futuro com uma nova tecnologia digital, para criar bairros focados em pessoas, que alcancem níveis de sustentabilidade, acessibilidade, mobilidade e oportunidades econômicas sem precedentes.

quayside-sidewalk-toronto-google-smart-city-canada-inovasocial-03

E um dos planos mais intrigantes dentro do projeto é um sistema desenvolvido para deixar até mesmo o clima de Quayside mais agradável. Tudo isso a partir de um design urbano inovador, materiais leves e melhores formas de previsão de tempo, toldos que bloqueiam a chuva, estruturas físicas que bloqueiam o vento durante o inverno, mas não durante o verão, entre outras ferramentas que poderão transformar em realidade a ideia de promover atividades ao ar livre sem transformar espaços públicos em um jardim de inverno interno. Até mesmo calçadas e ciclovias aquecidas, para derreter a neve, estão previstas no projeto de Quayside.

Para impulsionar o desenvolvimento da área, o Google já planeja levar sua sede para o bairro. As construções do projeto estão previstas para começar em 2020, e Quayside deve começar a receber seus primeiros moradores em 2022.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site oficial do Sidewalk Toronto e confira os vídeos abaixo:

__
Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail