Projeto Pouncer: a revolução na ajuda humanitária

O veterano da Marinha britânica Nigel Gifford é famoso por projetar o Aquila, avião de longa distância do Facebook, movido a energia solar, que leva internet ao mundo. Hoje, Gifford também assina o projeto do Pouncer, um robô de emergência que deve revolucionar o mercado de entregas de ajuda humanitária, de forma barata e descartável, capaz de usar quase todos os seus componentes para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade.

Embora o Pouncer ainda esteja em fase conceitual, a principal premissa dele é sua capacidade para transportar até 50 kg de alimentos e medicamentos com uma precisão de 10 metros em um raio de 40 km de distância. Além disso, o robô pode ser desmontado para ser utilizado como combustível ou até mesmo para construir um abrigo, graças à sua estrutura de madeira leve.

Segundo o veterano, o Pouncer pode ser ativado em poucas horas, em caso de um desaste que deixe alguma área incessível (devido a danos na infraestrutura, tanto em terra, como no ar). Nesse caso, ele é transportado em grande quantidade na parte traseira do Hércules C-130, um avião de transporte militar tático, e desacoplado da aeronave a uma altura de quase oito quilômetros.

Para que o projeto se torne realidade, Nigel Gifford e sua empresa – a Windhorse Aerospace – conseguiram, em poucos meses, arrecadar o equivalente a US$460.000 em uma plataforma de crowdfunding. Segundo Gifford, com o valor arrecadado, o Pouncer poderá começar a fazer suas entregas em abril de 2017.

___
Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Mande uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail