O posto de abastecimento do futuro já existe

Nesta nova estação de carregamento ultrarrápido, em uma rodovia na Dinamarca, um veículo elétrico pode ser carregado em 15 minutos – muito mais rápido do que carregá-lo em casa, mas ainda mais lento do que abastecer com gasolina. Pensando nisso, os desenvolvedores do projeto criaram um lugar onde as pessoas realmente vão querer passar seu tempo.

posto-abastecimento-gasolina-futuro-carro-veiculo-eletrico-dinamarca-inovacao-social-inovasocial-02

“As estações de recarga giram em torno de uma ‘releitura sustentável’ do posto de gasolina tradicional, sem filas com veículos ou odores de gases e escapamentos”, diz Dan Stubbergaard, arquiteto e fundador da COBE, a empresa que projetou a estação.

E, claro, não há poluição.

Um dossel em forma de árvore, feito de madeira colhida de forma sustentável, oferece sombra para as pessoas sentadas nos bancos, enquanto elas esperam que a carga termine e há balanços, para que crianças e adultos se divirtam.

Além disso, tudo é cercado por árvores e outras plantações destinadas a aumentar a biodiversidade na área. Assim, o tempo de espera para recargar completa de um veículo elétrico também serve como uma oportunidade de recarregar a mente em um “oásis verde”.

A energia usada para carregar os carros vem da rede dinamarquesa, que está se movendo rapidamente em direção às energias renováveis (em 2020, fontes como eólica e solar cobrirão 80% do consumo de energia do país). Mas o design também deixa espaço no topo do dossel para adicionar painéis solares no local.

posto-abastecimento-gasolina-futuro-carro-veiculo-eletrico-dinamarca-inovacao-social-inovasocial-04

Essa é a primeira das 48 estações de carregamento ultrarrápido ao longo das rodovias escandinavas.

À medida que os carros elétricos se tornam mais comuns em muitos países, os postos de gasolina tradicionais diminuem. Para muitos proprietários de carros elétricos, a garagem é o novo posto de gasolina; dependendo do número de moradores de apartamentos em uma determinada área, poucas estações de carregamento podem ser necessárias. Outros pontos de carregamento podem ser não só na estrada, mas também na rua ou em estacionamentos.

“Será possível carregar seu carro como uma experiência integrada em sua vida cotidiana – em casa, no trabalho, na loja enquanto você faz suas compras, no médico ou na biblioteca”, diz Stubbergaard.

posto-abastecimento-gasolina-futuro-carro-veiculo-eletrico-dinamarca-inovacao-social-inovasocial-06

posto-abastecimento-gasolina-futuro-carro-veiculo-eletrico-dinamarca-inovacao-social-inovasocial-05

posto-abastecimento-gasolina-futuro-carro-veiculo-eletrico-dinamarca-inovacao-social-inovasocial-04

__

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail