Processo de desidratação transforma restos de alimentos em snacks nutritivos

desidratacao-restos-alimentos-snacks-nutritivos-treasure8-ground-rules-alimentacao-inovacao-social-inovasocial-02

Os snacks da Ground Rules têm a textura sequinha e crocante que você costuma sentir ao morder uma batata chips comum/industrializada, mas as semelhanças praticamente terminam aí. Esses chips, que vêm em três sabores — maçã, beterraba e batata-doce — são feitos com apenas um ingrediente: a fruta ou o vegetal em si. A textura crocante é o resultado de um processo de desidratação que remove até 97% da umidade de frutas e vegetais fatiados para transformá-los em snacks óleo ou conservantes.

Os chips coloridos da Ground Rules são um teste para uma startup de São Francisco (Califórnia, EUA) chamada Treasure8, que quer combater o desperdício de alimentos usando sua nova tecnologia de desidratação. Nos últimos anos, Treasure8 construiu uma máquina de secagem que pode desidratar completamente alimentos como frutas, verduras e fungos — sem retirar seus nutrientes — em um processo que leva cerca de uma hora.

Além dos chips, a Treasure8 também criou uma linha de cookies, chamados One Smart Cookie, que são compostos por 25% de vegetais desidratados. Mas o que é mais interessante que o processo de desidratação, é a origem desses vegetais: são sobrar de alimentos, que iriam para o lixo. O que significa que todos os seus produtos não geram mais demanda de agricultura e podem ajudar a reduzir o desperdício de alimentos.

desidratacao-restos-alimentos-snacks-nutritivos-treasure8-ground-rules-alimentacao-inovacao-social-inovasocial-01

A ideia de comercializar snacks feitos de vegetais desidratados se surgiu a partir de um trabalho que a Treasure8 realizou com o Google em 2014. O Google queria que a Treasure8 desenvolvesse um snack que essencialmente proporcionaria os mesmos nutrientes de uma refeição, em vez das calorias vazias que recebemos quando “fazemos um lanche”.

No processo de descobrir como integrar os benefícios dos vegetais ao snack, o time da Treasure8 aprendeu sobre desidratação. Foi quando Timothy Childs, CEO da empresa, decidiu mudar seu modelo de negócios para focar especificamente em produzir snacks saudáveis que proporcionam os benefícios nutricionais dos alimentos, mas de uma maneira que o produto final pudesse chegar às prateleiras de um supermercado, por exemplo, e fosse acessível.

A Treasure8 agora detém a patente exclusiva para fabricar e operar essas máquinas de desidratação que preservam a densidade nutricional dos alimentos. No futuro, a empresa quer implantar as máquinas em centros de processamento e distribuição de alimentos em todo o mundo para garantir que os alimentos, ao invés de irem para o lixo, possam ser desidratados de modo que seu conteúdo nutricional seja traduzido em alimentos compactos, como chips ou barras nutritivas.

__

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

 

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail