“Dados do Bem” é tema do hackathon anual da Campus Party

Big Data sem Analytics “morre na praia”. É por isso que a Campus Party, maior encontro de tecnologia do mundo, trouxe o primeiro desafio anual orientado a dados. O Data4Good é uma iniciativa em parceria com o cientista Ricardo Cappra e visa ensinar jovens sobre a importância de se mexer com as informações desde muito cedo. Além disso, visa encontrar as melhores formas de se extrair o conhecimento para resolver qualquer tipo de problema.

O foco da Campus Party este ano – até 2019, a finalizar na CPBR12 – é trabalhar na resolução de problemas sociais. A primeira etapa do hackathon tem data e local marcados: ocorrerá na Campus Party Natal, entre os dias 11 e 15 de abril, no tão sonhado Centro de Convenções de Natal, o mais importante centro de eventos do Rio Grande do Norte. O hackathon promete reunir grupos de pessoas dispostas a contribuir na solução de problemas sociais, com o foco na cultura maker, ou seja, “colocar a mão na massa” nos dados.

“Um dos grandes propósitos da Campus Party é deixar um legado para as cidades pelas quais o evento passa. Com esse projeto conseguiremos não apenas transmitir conhecimento para os participantes do hackathon, mas também ajudar a criar soluções que impactem positivamente a sociedade como um todo,” afirma Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party.

Os participantes do hackathon serão incentivados a “mergulharem” em dados públicos, com a ajuda de métodos e técnicas desenvolvidas nos laboratórios de ciência de dados da CAPPRA. Serão, ainda, incentivados a construir análises que apoiem uma situação da sociedade por meio da geração de informações qualificadas e organizadas.

“O nosso papel será viabilizar o encontro, repassar a metodologia, apoiar as técnicas e colaborar com divulgação das análises e descobertas, para assim tentar impactar mais pessoas com o bem que a ciência de dados pode proporcionar”, explica Ricardo Cappra, idealizador do projeto. “As temáticas do trabalho de análise serão informadas próximo aos eventos, mas o objetivo será viabilizar aos participantes a oportunidade de desenvolver algo novo, fazer a diferença na vida de outras pessoas, entregando informações que elas talvez nunca teriam acesso.”

Informações sobre o hackathon clique aqui.

data4good-inovasocial-450
Imagem: Data4Good / Divulgação
Campus Party Natal

De 11 a 15 de abril de 2018
Centro de Convenções
Natal – RN
Mais informações: site oficial

Sobre a Campus Party

A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo que reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital. Realizada pela primeira vez em 1997, na Espanha, a Campus Party conta hoje com mais de 475 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador, Itália e Cingapura. O evento está presente no Brasil há onze anos e esse ano ainda terá edições em Salvador, Brasília, Rondônia e Minas Gerais.

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail