Conheça os 5 países africanos que estão optando por fontes de energia renovável

Do Marrocos à África do Sul, milhões de pessoas estão começando a ter acesso à eletricidade, à medida que os países da África recorrem a projetos de energia solar, eólica e hidrelétrica para aumentar sua capacidade de geração. Optar por fontes de energia renovável pode ajudar a atender essa demanda crescente e impulsionar o rápido crescimento econômico da África sem aumentar os riscos climáticos globais. Sem dúvidas, um déficit de energia prejudicou o desenvolvimento do continente, fazendo que a região tenha atingido índices onde cerca de 70% das pessoas na África subsariana não tinham acesso confiável à eletricidade. Aproveitar o seu potencial de energia renovável, colocará a África no caminho certo para alcançar os ODS.

Alguns fatos interessantes sobre os sistemas de energia da África:

  • Hoje, 60 milhões de pessoas na África usam energia solar como fonte de eletricidade;
  • Quase 87% das pessoas de baixa renda que vivem nas área rurais da África subsaariana não têm acesso à eletricidade;
  • A Etiópia, o Quênia e a Tanzânia expandiram o acesso à eletricidade a pelo menos 3% de sua população entre 2010 e 2016;
  • A energia renovável gera 5 vezes mais empregos do que os combustíveis fósseis.

Conheça 5 países africanos que estão substituindo fontes não renováveis de energia por fontes renováveis:

quenia-paises-africanos-energia-renovavel-solucoes-impacto-inovasocial

1. Quênia

O Quênia é o líder global em números de sistemas de energia solar instalados por habitante. Mais quenianos estão optando pela energia solar a cada ano, ao invés de se conectar à rede elétrica do país. A explicação para esse fenômeno são os altos custos da conectividade e o fato de que existe energia solar em abundância no Quênia.

 

 

 

africa-do-sul-paises-africanos-energia-renovavel-solucoes-impacto-inovasocial

2. África do Sul

Desde 2010, a África do Sul vem apresentando um dos índices de crescimento mais rápidos do mundo em investimentos em energia. Já foram investidos US$ 10,7 bilhões e ainda há US$ 4,7 bilhões a serem investidos nos próximos 5 anos, com o desenvolvimento de 27 projetos focados em energia renovável.

 

 

 

argelia-paises-africanos-energia-renovavel-solucoes-impacto-inovasocial

3. Argélia

Apesar de estarmos falando de uma nação rica em hidrocarbonetos, a Argélia está fazendo mudanças para aproveitar seu potencial para produzir energia renovável. O programa de energia renovável do país é um dos mais progressistas na região do Oriente Médio e Norte da África, e o governo está determinado a fazer o possível para garantir investimentos e parceiros de tecnologia confiáveis, tanto para projetos em andamento, quanto para projetos futuros.

 

gana-paises-africanos-energia-renovavel-solucoes-impacto-inovasocial

4. Gana

Gana está trabalhando para industrializar e fornecer oportunidades econômicas para sua população de 28,2 milhões de habitantes através da inovação na produção de eletricidade. O país vem procurando diversificar seus recursos de energia, já que sua dependência atual de energia hidrelétrica a torna particularmente vulnerável a secas. Em uma tentativa de melhorar sua rede elétrica nacional, o país implementou um Programa Nacional de Eletrificação para fornecer acesso total à eletricidade até 2020.

 

marrocos-paises-africanos-energia-renovavel-solucoes-impacto-inovasocial

5. Marrocos

Em 2015, 34% da eletricidade do país foi fornecida por energia renovável, com a energia solar representando 2% desse índice. O Marrocos é um país que conta com até 350 dias ensolarados por ano e, por isso, decidiu investir forte na produção de energia solar. A maior usina de energia solar concentrada do mundo – que teve sua primeira fase inaugurada em 2016 – e suas instalações de produção eólica e hídrica deverão produzir energia suficiente para mais de um milhão de lares marroquinos até 2020.

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Essa publicação foi produzida com base no texto Top 5 African countries shifting to renewables, do site Responsible Business.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail