Teste: Seus hábitos de consumo são realmente conscientes?

O Instituto Akatu, ONG que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente, divulgou recentemente sua pesquisa de 2018, com um panorama do consumo consciente no Brasil, detalhando quais são os desafios, as barreiras e as motivações que cercam o tema.

Um dos objetivos da pesquisa é analisar a evolução e aprofundar a compreensão em relação à:

  • Consciência e comportamento do consumidor brasileiro rumo ao consumo consciente;
  • Percepção e expectativa do consumidor brasileiro quanto às práticas de sustentabilidade e responsabilidade social das empresas.

E também identificar direcionamento para a priorização das ações de sustentabilidade das empresas, de forma a aumentar a valorização de tais ações pelos consumidores e pelos líderes de opinião.

O Akatu entrevistou 1.090 homens e mulheres, de 16 anos ou mais e de todas as classes sociais, de todas as regiões do Brasil. Na pesquisa, os entrevistados responderam ao Teste de Consumo Consciente (TCC), ferramenta criada em 2003, que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades no consumo e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes.

Hoje, você poderá fazer o Teste de Consumo Consciente para descobrir qual seu nível de consciência no consumo (são 4), que é definido com base em suas respostas sobre os 13 comportamentos avaliados no teste, segmentando pela quantidade de comportamentos que o consumidor declara “adotar sempre” ou “ter realizado” nos últimos 6 meses.

akatu-panorama-consumo-consciente-perfis-inovasocial-03

Na pesquisa de 2018, o Akatu descobriu que 76% da população ainda se enquadra nos níveis de consciência de consumo Indiferentes e Iniciantes – Engajados e Conscientes somam apenas 24%. Mas ainda é importante ressaltar que, analisando os resultados da pesquisa realizada em 2012, houve um significativo crescimento do segmento de consumidores Iniciantes (de 32% para 38%) – o que mostra que este pode ser um bom momento para recrutar Indiferentes e apoiar Iniciantes.

Segundo o Akatu, o desejo da população brasileira é claramente pelo caminho da sustentabilidade. O fio condutor nesta escolha é o desejo por um estilo de vida saudável, com foco em alimentação fresca e nutritiva.

Ainda assim, não há como negar que existem muitas barreiras que impedem que algumas pessoas adotem práticas de consumo mais sustentáveis.

Entre os 39% que têm algum repertório sobre produto sustentável, a maior barreira é a necessidade de esforço (60%), onde a percepção de preço alto é o maior obstáculos, seguida da falta de informação sobre impactos ambientais e sociais e da indisponibilidade de produtos. E a segunda categoria de barreiras é a desconfiança (37%) – tanto no governo como nas empresas e na comunidade.


Para conferir a pesquisa completa, clique aqui.


Voltando ao Teste de Consumo Consciente, é hora de descobrir qual é o seu nível de consciência de consumo! O teste é muito simples: na lista abaixo, basta assinalar os comportamentos que você sempre adota em seu dia a dia. Quando finalizar, basta clicar em “Terminei!” para descobrir o seu perfil.

Independente do seu resultado, tenha em mente que sempre existe uma forma de mudar e aprimorar algo, inclusive nossos hábitos. Descobriu que é Indiferente ou Iniciante? Identifique onde você está errando e repense seus hábitos de consumo. É um Engajado ou Consciente? Ótimo! Agora, que tal espalhar seu conhecimento e começar a influenciar positivamente as pessoas ao seu redor?

Não se esqueça: sempre há algo para melhorar e nunca é tarde para começar.


[onionbuzz quizid=1][/onionbuzz]

___

Gostou do teste e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail