Projetos inspiradores com foco no consumo consciente de moda

Não tem como fugir: quanto mais sabemos sobre consumo consumo consciente, mais queremos mergulhar neste mundo. De tempos para cá, algo que vem tomando a internet é a discussão sobre este tema atrelado à moda. Com isto, diversos projetos muito interessantes são criados diariamente, mostrando que comprar de modo consciente não se trata apenas de pensar em economizar, mas também pensar em todo universo em volta de uma simples peça de roupa, principalmente considerando o fato de, infelizmente, muitas empresas ao redor do mundo utilizarem mão de obra escrava, por exemplo.

Hoje, trazemos ao leitor do Inova Social alguns dos projetos que inspiram a mudança em um ponto tão simples, mas tão importante de nossa rotina e também como isto afeta o mundo: o que vestimos.

  • Armário-Cápsula

Se você costuma abrir o seu armário, se deparar com uma grande quantidade de roupas e mesmo assim acredita que não tem o que vestir, talvez seja a hora de planejar suas roupas.

O termo “armário-cápsula” foi criado em 1970, por Susie Faux, dona da boutique londrina Wardrobe, ao lançar uma coleção com itens que não saíam de moda, fazendo com que suas clientes precisassem comprar apenas itens essenciais para cada estação, como um casaco de inverno, por exemplo.

Em 1985, a designer de moda Donna Karan também utilizou o termo em sua coleção “Seven Easy Pieces”, com peças que combinavam entre si.

Atualmente, o armário-cápsula voltou a fazer barulho na internet. No exterior, Caroline Joy Rector, criadora do blog Unfancy, foi uma das primeiras pessoas a falar sobre o assunto, abrindo seu armário para seus leitores e desenvolvendo materiais para auxiliar a todos que desejassem se juntar a ela no projeto. Aqui no Brasil, a mineira Gabi Barbosa, do Teoria Criativaaborda o tema de forma didática e sempre fazendo questão de lembrar da importância do consumo consciente na moda.

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“Caso você se veja com um hábito de consumo que quer deixar de lado ou com um armário cheio de roupas que você não ama, eu adoraria te convidar a testar um armário-cápsula.” – Caroline Rector, do Unfancy
  • Um Ano Sem Zara

Em 2011, Joana Moura criou seu blog a partir da vontade de compartilhar sua experiência ao decidir economizar nas compras de vestuário. A ideia era passar um ano sem comprar roupas ou acessórios (sim, nem sapatos, bolsas, lenços, nada!) e mostrar para suas leitoras como diminuir o ritmo de consumo não só era algo fácil, como também um exercício importante de criatividade e auto-percepção.

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Imagem: Um Ano Sem Zara / Divulgação
  • Trocaderia

Como um projeto que acontece em São Paulo e pode servir como inspiração para outros locais, o Trocaderia foi criado por Nathália Capistrano e Isabela Montovani e tem o objetivo de promover encontros com divertidas trocas de roupas e objetos.

Durante os encontros, não é permitido realizar venda de produtos, apenas trocas; proporcionando aos participantes novos itens sem gastar absolutamente nada, apenas praticando o desapego.

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Imagem: Divulgação
  • Mais Alma

É importante lembrar que o consumo consciente não se trata apenas de economizar dinheiro, mas também aborda a importância do conhecimento a respeito da produção das peças que compramos. Pensando nisso, a Mais Alma é uma curadoria de marcas e peças produzidas de forma autoral e artesanal, feitas no Brasil e em pequena escala. Seus pilares são moda, arte, decoração e consumo consciente.

A partir da curadoria, a iniciativa visa questionar hábitos de consumo e valorizar o design brasileiro a partir do consumo consciente e com um preço justo.

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