Prêmio Jovem Cientista promove ideias inovadoras para conservação da Natureza e transformação social

Criado em 1981, o Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a primeira instituição federal de fomento à ciência, tecnologia e inovação. Projetado com o intuito de revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade, o Prêmio Jovem Cientista está em sua 29ª edição e, em 2018, irá promover ideias inovadoras com soluções para conservação da Natureza e transformação social.

Os participantes se dividem em três categorias:

Mestre e Doutor: Os vencedores da categoria Mestre e Doutor recebem bolsas de Mestrado ou Doutorado, no país, se ainda não tiverem a titulação de mestre ou doutor. Para os que já têm a titulação de doutor, são oferecidas bolsas de Pós-Doutorado Júnior, no país.

Estudante do Ensino Superior: Os vencedores da categoria Estudante do Ensino Superior recebem uma bolsa de Iniciação Científica ou uma bolsa de Mestrado ou de Doutorado.

Estudante do Ensino Médio: Os vencedores na categoria Estudante do Ensino Médio recebem uma bolsa de Iniciação Científica Júnior ou uma bolsa de Iniciação Científica.

Nessa 29ª edição, os participantes deverão inscrever ideias inovadoras focadas na conservação da Natureza e na transformação social.

O Brasil é o país da diversidade, em todos os âmbitos: recursos naturais, pessoas e sabores. E quando a pesquisa científica é aplicada a esses pilares da diversidade brasileira, importantes soluções podem mudar onde vivemos e como vivemos. Por isso, incentivos como o Prêmio Jovem Cientista são tão necessários.

“A busca por inovação na conservação dos nossos recursos naturais e na consolidação das transformações sociais necessárias para o avanço da sociedade pavimentará a construção do futuro do país. Estudantes e jovens pesquisadores são fundamentais para o desenvolvimento de novas tecnologias, metodologias e ferramentas inovadoras que possibilitem a melhor compreensão desse contexto e a proposição de novas soluções para questões urgentes da sociedade.”

As inscrições podem ser feitas no site oficial do Prêmio Jovem Cientista até até 31 de julho de 2018, às 18h (horário de Brasília).


Para conferir o regulamento completo, clique aqui.


O Prêmio conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho e com o patrocínio da Fundação Grupo Boticário e do Banco do Brasil.

Assista ao vídeo abaixo e conheça as pesquisas vencedoras da última edição:

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail