Conheça algumas das pontes mais inovadoras do mundo

Judith Dupre ama pontes. Amo tanto que se tornou especialista no assunto há 20 anos. Na época, ela escreveu e publicou o livro “Bridges” para documentar e celebrar suas construções favoritas: uma estrutura que permite que pessoas se conectem, entre desfiladeiros, rios e até mares.

Recentemente, no aniversário de 20 anos de Bridges, Judith selecionou 7 de suas pontes favoritas. E elas estão aqui, hoje, no InovaSocial.

“As pontes são pura estrutura”, disse a autora. “Exigindo mais ou menos do que o necessário para atravessar um rio ou um desfiladeiro montanhoso. No entanto, novos ‘vãos’ estão provando que as pontes podem ser muito mais do que meramente utilitárias.”

Para Judith, as pontes escolhidas como suas favoritas conectam o passado com o futuro, trazendo melhorias para o meio-ambiente e para economias locais, além de muitas delas serem marcos visuais de tirar o fôlego de qualquer um.

A ONG Bridges to Prosperity (B2P) está mudando vidas a cada ponte construída. Os habitantes de Chaquí, na Bolívia, podem acessar suas fazendas e o mercado ao longo de um alto desfiladeiro graças a uma passarela criada pela B2P. O feito da ONG gerou grandes mudanças nas comunidades rurais da região, proporcionando acesso seguro e confiável a itens básicos como trabalho e alimentação.

pontes-bridges-judith-dupre-inovasocial-01


O arquiteto Rafael Viñoly projetou a Ponte Laguna Garzón (2015) para um ecossistema sensível no sul do Uruguai. Seu formato circular diminui reduz a velocidade tráfico, aumenta a segurança e reduz as emissões de carbono dos veículos. Abaixo da água, essa equação é invertida: a ponte é composta por menos colunas de suporte, o permite que a vida marinha se mova mais livremente.

pontes-bridges-judith-dupre-inovasocial-02


A guerra exige que pontes surjam rapidamente, bem como soluções para alívio de desastres. As pontes militares táticas, como esta ponte fabricada pela WFEL, podem ser erguidas por oito soldados em menos de noventa minutos. Profissionais de atendimento de emergência suíços usaram esse recurso após graves inundações.

pontes-bridges-judith-dupre-inovasocial-03


Um impressionante marco visual para o Lago Meixi (Changsha, China) a Lucky Knot Bridge foi construída em 2016 e é o conjunto de quatro pontes em uma. Ela conecta os pedestres a quatro áreas separadas: as margens dos rios, a estrada e um parque, todos localizados em diferentes altitudes.

pontes-bridges-judith-dupre-inovasocial-04

 __

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail