Plogging: conheça o exercício com foco no meio ambiente que viralizou nas redes sociais

Há uma nova tendência de fitness que está circulando pelo pelas redes sociais e a causa por trás dessa tendência é muito interessante. O “plogging” começou a ser praticado na Suécia e, além de ser algo fácil de se fazer, pode fazer bem para a sua saúde e para o meio ambiente.

O plogging é uma tendência escandinava de treino que basicamente envolve a coleta de lixo durante uma corrida. Em sueco, “plocka upp” se traduz em “pegar”, então combinando esse termo com “jogging” (“corrida”, em inglês) temos o surgimento do nome “plogging“. Simples assim.

A tendência vem se popularizando cada vez mais nas redes sociais há pouco mais de um ano, mas a primeira menção ao plogging aconteceu em 2016, no Instagram. Desde então, grupos de pessoas interessadas nessa nova modalidade esportiva vêm surgindo em todo o mundo.

O movimento tem sido tão forte que até mesmo aplicativos fitness, como o Lifesum, se adaptaram para seguir a tendência. No Lifesum (disponível para iOS e Android), é possível registrar suas atividades praticando plogging. Segundo o aplicativo, praticar plogging por 30 minutos queima cerca de 495 kcal!

“O plogging é algo brilhante porque é simples e divertido, ao mesmo tempo que capacita a todos para ajudar a criar comunidades mais limpas, mais verdes e mais bonitas” diz Mike Rosen, vice-presidente sênior de marketing e comunicação da Keep America Beautiful, uma organização cuja missão é manter o ambiente bonito e limpo. “Tudo que você precisa é de equipamentos de corrida e uma sacola para armazenar o lixo reciclável coletado. Dessa forma, você não está apenas melhorando sua própria saúde, mas a sua comunidade local também.”

Pessoas de todo o mundo estão postando suas fotos no Instagram. Clique aqui para conferir todas as publicações.

plogging-lixo-exercicio-sustentabilidade-inovacao-social-inovasocial-01
@plastic_pollutionsolution@fettwech@unenenetteenbasket

Apesar estarmos falando de uma movimentação social positiva para tentar resolver pelo menos uma parte do problema que é o lixo, o resultado dessas imagens chega a ser assustador. Kathryn, do site Plastic Pollution Solution e a autora da primeira das imagens acima, chegou a coletar 9kg de lixo reciclável durante apenas uma caminhada pela praia.

Em um mundo ideal, deias como essa não seriam necessárias. Mas, como a realidade não é o mundo ideal, que tal incluir o plogging na sua rotina de exercício diária?

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Créditos: Imagem Destaque — kate9art / Shutterstock

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail