Por que a empatia é a maior habilidade de liderança individual necessária atualmente?

De acordo com estudos realizados pela Development Dimensions International, a empatia –o ato de se colocar no lugar de outra pessoa – é a maior habilidade de liderança individual necessária hoje em dia.

“Ser capaz de ouvir e responder com empatia é esmagadoramente a única habilidade de interação que supera todas as outras habilidades”, diz Richard S. Wellins, vice-presidente sênior da DDI.

Aqui estão cinco razões pelas quais a empatia está se tornando a principal habilidade de liderança ao redor do mundo:

1. Sua equipe será mais leal

Uma das dificuldades que toda empresa enfrenta é a capacidade de manter seus funcionários talentosos. Uma das razões citadas mais comuns por pessoas que deixam uma organização é a falta de confiança e apreço por parte das pessoas a quem se reportam. A empatia aumenta a confiança, passando sensação de que os funcionários são valorizados e cuidados. Seja em nossos relacionamentos pessoais na vida profissional, temos mais chances de permanecer em um local ou situação quando sentimos que somos ouvidos, valorizados e que alguém se importa conosco.

2. Sua equipe será mais engajada

Você já notou que quando uma pessoa próxima a você percebe como você está se sentindo ou diz que valoriza muito algo que você fez por ela, você tem automaticamente o desejo de fazer mais por essa pessoa? Em termos de engajamento de equipe, sabe-se que quando a liderança demonstra ao funcionários que eles importam, a reação de reciprocidade entra em ação e eles querem se esforçar mais. De alguma forma, muitas organizações perdem esse ponto tão básico, mas ainda muito importante, quando se trata de comportamentos de liderança. Empresas bem-sucedidas estão cientes disso e seus líderes constantemente procuram formas de perceber, elogiar e encontrar maneiras de mostrar seu agradecimento a seus funcionários.

3. Seus funcionários trabalharão melhor uns com os outros

Não só os funcionários que se sentem valorizados querem fazer mais em seu trabalho, como também querem fazer mais por seus colegas de trabalho. Quando a empatia é demonstrada ao máximo, ela é transmitida por toda empresa, resultando no aumento no trabalho em equipe e na redução de conflitos. Essa colaboração resultará em um melhor esforço de trabalho e maior produtividade.

4. Sua equipe será mais feliz

A equipe que se sente vista, ouvida e valorizada se sente mais satisfeita com seu trabalho e, como resultado, perde menos dias no trabalho. À medida que o nível de satisfação com o trabalho aumenta, o nível de faltas diminui. A equipe que se sente menos comprometida com a organização se sentirá menos motivada para ir trabalhar. A ideia que passa pela cabeça dessas pessoas é de que, como ninguém se importa, por que eles deveriam?

5. Todos serão mais criativos

As pessoas que percebem que realmente fazem parte da empresa e se sentem ouvidas e valorizadas tendem a arriscar mais e a procurar formas de agregar maior valor à organização. É mais provável que elas dediquem tempo e energia a novas ideias, processos e métodos para melhorar seu próprio trabalho e levar a empresa para frente. Seu compromisso com a organização faz com que eles sintam que seu sucesso e o da organização estão inter-relacionados, aumentando seu desejo de encontrar formas novas, melhores e mais eficientes de trabalhar.

Não é apenas sobre vestir a camisa da empresa, é cada um vestir a camisa do outro.

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