Dia Internacional da Mulher e contra o câncer de mama

Já virou tradição, chega outubro, as marcas ficam rosas e uma enxurrada de apoiadores abraçam a causa contra o câncer de mama, no entanto e infelizmente, a doença não desaparece nos outros meses. Por isso, o InovaSocial gostaria de lembrar o combate contra o câncer de mama neste Dia Internacional da Mulher. O câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres e, segundo o INCA, responde por cerca de 28% dos casos novos a cada ano (em 2016, estima-se que foram 57.960 novos casos). O câncer de mama também atinge homens, porém é mais raro, e representa apenas 1% do total de casos.

A boa notícia é que o câncer de mama tem 95% de chances de cura quando diagnosticado em estágio inicial (menos de 1 centímetro). Por isso o autoexame é muito importante, mas de forma secundária. Quando o tumor atinge tamanho suficiente para ser apalpado, já não está mais no estágio inicial. Eis que entra a importância da mamografia e de visitas regulares ao médico. De acordo com a Lei Federal nº 11.664/2008, em vigor desde 29 de abril de 2009, toda mulher brasileira tem direito a realizar pelo SUS sua mamografia anual a partir dos 40 anos.

Para as mulheres que estão na luta contra o câncer e já passaram pelo processo desgastante da quimioterapia, desde 2011 a Fundação Laço Rosa possui o programa Banco de Perucas Online, um projeto que resgata a auto estima de pacientes com perda de cabelo durante a quimioterapia. Através desse programa, pacientes com qualquer tipo de câncer, em qualquer lugar do Brasil, podem solicitar gratuitamente uma peruca.

Antes de terminar este texto, gostaríamos de desejar feliz Dia Internacional da Mulher para todas as leitoras e reforçar, não deixe de se cuidar.

___
Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Mande uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail