Minutos de Conhecimento: Nossa seleção de TEDs com menos de 15 minutos

Que tal começar a semana com doses rápidas e muito eficientes de conhecimento? Hoje, preparamos para você, leitor no InovaSocial, uma playlist com vídeos de menos de 15 minutos e o melhor do que tem rolado no TED 2017.

Te convidamos a separar alguns minutos de seu dia ao longo da semana para conferir essa seleção especial. Dê o play e, se precisar, ative as legendas em português:

1. Anab Jain: Por que precisamos imaginar futuros diferentes

Anab Jain traz o futuro à vida, criando experiências em que as pessoas podem tocar, ver e sentir as possibilidades do mundo que estamos criando. Será que queremos um mundo em que máquinas inteligentes vão patrulhar nossas ruas, por exemplo, olu em que nossa genética vai determinar nosso panejamento de saúde? Os projetos de Jain mostram por que é importante lutar pelo mundo que queremos. Quer ter uma ideia de alguns futuros possíveis? Assista a esta palestra esclarecedora.


2. Manu Prakash: Instrumentos científicos de papel que salvam vidas

O inventor Manu Prakash transforma materiais de uso diário em poderosos aparelhos científicos, desde microscópios de papel a um rastreador inteligente de mosquitos. No palco do TED Bolsistas, ele demonstra o Paperfuge, uma centrífuga manual inspirada em um brinquedo giratório que custa US$ 0,20 e pode fazer o trabalho de um aparelho de US$ 1 mil, sem necessitar de eletricidade.


3. Adam Alter: Por que nossas telinhas nos fazem menos felizes?

O que nossas telinhas e dispositivos estão fazendo conosco? O psicólogo Adam Alter estuda quanto tempo as telas nos roubam e como isso passa despercebido. Ele nos diz por que todo esse tempo que passamos encarando nossos smartphones, tablets ou computadores pode nos deixar cada vez mais infelizes — e o que podemos fazer para mudar isso.


4. Kate Marvel: As nuvens podem nos dar mais tempo para resolver as mudanças climáticas?

A mudança climática é real, caso encerrado. Mas ainda há muita coisa que não entendemos a respeito disso, e quanto mais soubermos, melhores chances teremos para reduzir a velocidade desta mudança. Um fator ainda desconhecido: como as nuvens podem desempenhar um papel? Há uma pequena esperança de que elas poderiam nos dar algum tempo para consertar as coisas… ou poderiam piorar o aquecimento global. A cientista climática Kate Marvel nos leva pela ciência das nuvens e o quanto pode levar para que a Terra diminua a própria temperatura dela.


5. Grace Kim: Como a cohousing pode nos fazer mais felizes (e viver mais)

A solidão nem sempre decorre de estar sozinho. Para a arquiteta Grace Kim, a solidão está relacionada com o quanto nos sentimos socialmente conectados com as pessoas que nos rodeiam, e muitas vezes depende da casa onde moramos. Ela compartilha um antídoto antigo para o isolamento: “cohousing”, uma maneira de viver onde as pessoas escolhem compartilhar espaço com seus vizinhos, conhecê-los e cuidar deles. Repense sua casa e como você mora nela com esta conversa de abrir os olhos.


6. Tristan Harris: Como um grupo de empresas de tecnologia controla bilhões de mentes todos os dias

Um grupo de pessoas trabalhando em um grupo de empresas de tecnologia manipula os pensamentos de bilhões de pessoas todos os dias, diz o “design thinker” Tristan Harris. Das notificações do Facebook aos Snapstreaks e às exibições automáticas do YouTube, todos estão competindo por uma coisa: nossa atenção. Harris compartilha como essas empresas vivem às custas de nossa mente para o próprio lucro delas e invoca um renascimento de projeto em que nossa tecnologia, em vez disso, nos encoraje a viver a linha de tempo que queremos.


7. Manoush Zomorodi: Como o tédio pode nos levar às ideias mais brilhantes

Às vezes acontece de você ter as ideias mais criativas enquanto está guardando a roupa passada, lavando pratos ou não fazendo nada em especial? É porque, quando seu corpo está no piloto automático, seu cérebro fica ocupado formando novas conexões neurais que conectam ideias e resolve problemas. Aprenda a amar o tédio com a explicação de Manoush Zomorodi sobre a conexão entre divagação e criatividade.


8. Papa Francisco: Por que o único futuro que vale a pena construir inclui todo mundo

Uma única pessoa é suficiente para que a esperança exista, e essa pessoa pode ser você, diz Sua Santidade o Papa Francisco nessa palestra TED ardente dada diretamente da Cidade do Vaticano. Numa mensagem positiva para pessoas de todas as crenças, para aquelas que têm poder a para as que não têm também, o líder espiritual fornece argumentos esclarecedores sobre o mundo como o vemos hoje e pede que a igualdade, a solidariedade e a ternura prevaleçam. “Ajudemo-nos uns aos outros, todos juntos, para lembrarmos que o ‘outro’ não é uma estatística, ou um número”, diz ele. “Nós todos precisamos uns dos outros.”


9. Stuart Russell: Como a Inteligência Artificial pode nos tornar pessoas melhores

Como podemos aproveitar o poder da Inteligência Artificial enquanto também impedimos a catástrofe do controle pelos robôs? À medida que avançamos para criar computadores que conhecem tudo, o precursor da Inteligência Artificial, Stuart Russell, está trabalhando em algo um pouco diferente: robôs com incerteza. Assista à sua visão para a Inteligência Artificial compatível com o homem, que pode resolver problemas usando bom senso, altruísmo e outros valores humanos.

___

Gostou da playlist e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail