Bill Thomas: o médico que vem mudando a vida de idosos há 25 anos

Mesmo vivendo em um momento em que envelhecer é algo visto como um mal inevitável, existe um médico que vem mudando o jogo de idosos há 25 anos.

Tudo começou em 1991, quando o Dr. Bill Thomas deixou seu trabalho em uma sala de emergências estressante para se tornar diretor de um asilo em Nova York. O ambiente deprimente e rígido, o fez pensar a repeito do que exatamente poderia melhorar as condições dos moradores do asilo.

Mesmo sabendo que a presença de animais nos asilos era proibida, Bill quis arriscar e levou cachorros, gatos, coelhos, centenas de periquitos, muitas flores, plantas e uma horta para o convívio dos idosos.

A mudança foi incrível.

Houve uma queda de 50% nas prescrições de medicamentos, junto a uma queda maior no número de óbitos. E a justificativa para tudo isso é mais importante: o moradores estavam simplesmente felizes.

A iniciativa do Dr. Thomas – apelidada de Eden Alternative – levou outros asilos a proporcionar um espaço de vivência mais autônomo e criativo para os idosos. O que elimina o esteriótipo de que envelhecer significa se tornar inútil, além de encorajar os residentes a pensar na velhice como uma nova fase enriquecedora de suas vidas, ao invés de ter a visão de que aquilo é apenas “o fim.”

Thomas, que agora dá palestras e já escreveu diversos livros, também criou as Green Houses, pequenas e independentes residências com seus próprios quartos e banheiros.

“Em seis semanas, precisaram chamar um caminhão para pegar todas as cadeiras de rodas,” Thomas disse ao Washington Post. “Você sabe o motivo pelo qual a maioria das pessoas em asilos usa cadeiras de rodas? Porque as casas são grandes demais.”

Os métodos do médico de 56 anos foram adotados na Austrália, no Japão, no Canadá e os Estados Unidos e apresentaram um sucesso gigantesco. No ano passado, Dr. Thomas publicou um guia sobre como mudar nossas perspectivas a respeito do envelhecimento.

Atualmente, a mensagem pregada por ele ao redor do mundo é a de que envelhecer não é algo ruim. A partir deste pensamento, o Dr. Thomas está viajando pela América do Norte para divulgar seu novo projeto Age of Disruption Tour, onde o objetivo principal é levar às comunidades sua nova ideia a respeito do envelhecimento, através da música.

Quando falamos da atuação do Dr. Bill Thomas, também estamos falando de inovação. Nem sempre a inovação vem por meio de novas tecnologias. Inovação é um estilo de vida, um pensamento. É mudar o futuro através de novas ideias e da quebra de antigos paradigmas.

___
Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Mande uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail