10 projetos de impacto social na África que você precisa conhecer

A África é um continente de onde, todos os dias, surgem novos inovadores e inovações – e essas criações devem sempre ser divulgadas e enaltecidas. Na publicação de hoje, trazemos a você, leitor do InovaSocial, as inovações africanas recentemente apresentadas:

  • i-cut

App contra a mutilação genital feminina, que conecta meninas no Quênia a assistência médica e jurídica para esse problema específico relacionado à saúde. O aplicativo foi criado e fundado por 5 adolescentes quenianas e ganhou o African of the Year Award 2019, por ajudar a melhorar a saúde das mulheres africanas.

  • Cyprus45factory

Projeto que recicla pneus velhos e os transforma em peças de mobiliário para consumidores adquirirem na Nigéria. Seus produtos estão ajudando a criar um ambiente ecologicamente correto e a produzir móveis para fins comerciais e residenciais. Clique aqui para saber mais.

  • Familov

Plataforma online que permite que pessoas de várias partes do mundo comprem produtos e serviços através de redes de supermercados em Camarões, que são entregues aos beneficiários locais dentro de 36 horas. A Familov está possibilitando que pessoas que moram no exterior comprem produtos e serviços online para seus familiares e amigos na África.

  • Flutterwave

Aplicativo nigeriano que permite que os portadores de cartões Visa, na África, enviem e recebam dinheiro em casa e no exterior, fazendo com que seja mais fácil enviar e receber pagamentos online dentro e fora da África. O Flutterwave também permite que os não-titulares de cartão criem um cartão virtual por meio do aplicativo.

  • Green Plastic

Projeto que recolhe sacos plásticos, garrafas e embalagens, os tritura em uma máquina e os transforma em telhas e outros produtos reciclados. Os produtos da Green Plastic estão ajudando a criar um ambiente ecologicamente correto e a fabricar telhas e produtos para necessidades diárias.

  • Publiseer

Plataforma de publicação digital que permite que artistas africanos de talentos diversos publiquem, promovam e monetizem seu trabalho para as massas, na África e em outros lugares, gratuitamente. A Publiseer está proporcionando uma forma gratuita e fácil para que autores e artistas africanos publiquem seu conteúdo em todos os lugares onde livros e músicas são vendidos online.

red-cup-village-inovacoes-africa-2019-inovacao-social-inovasocial-01

  • Red Cup Village

A empresa utiliza tecnologia de impressão 3D para fabricar um copo exclusivo feito de cana de açúcar e amido de milho, uma iniciativa que usa recursos naturais para produzir copos para as necessidades pessoais e para empresas. Em 2014, 800 copos foram vendidos; em 2016, mais de 6.000. Hoje, a Red Cup Village tem mais de 4.000 clientes em toda África do Sul, incluindo casas noturnas, restaurantes e festivais de música.

  • RemitFund

ONG que utiliza as remessas como um fundo de investimento para a Diáspora Africana explorar e participar de negócios continentais africanos, especialmente os focados em agronegócios e indústrias de energia limpa. A RemitFund está ajudando a dar aos africanos que vivem no exterior uma chance de investir remotamente na África.

  • Shiri

Aplicativo que ajuda os agricultores do Zimbábue a gerenciar sua produção de alimentos e reduzir a escassez de alimentos de maneira eficiente, tornando possível que a fome seja um problema menor no Zimbábue e em outros lugares também. Clique aqui para saber mais.

  • Solarpak

Uma mochila escolar equipada com painel solar e lâmpada, destinada principalmente aos jovens que vivem em áreas sem acesso à eletricidade, o que lhes permite estudar, ler e escrever em casa até mesmo durante a noite.

solarpak-inovacoes-africa-2019-inovacao-social-inovasocial-02solarpak-inovacoes-africa-2019-inovacao-social-inovasocial-03

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail