5 formas de melhorar a experiência de distanciamento social

O distanciamento social é um termo novo, que recentemente vem se tornando uma regra, devido à pandemia de coronavírus. Evitar aglomerações – reuniões, confraternizações e locais públicos lotados –, o contato físico próximo com outras pessoas e procurar sair de casa apenas caso seja extremamente necessário são medidas importantes que devem ser incentivadas para conter a disseminação do coronavírus.

Em um momento como esse, é comum que as pessoas se sintam mais ansiosas e estressadas, e ficar “preso” em casa pode fazer com que todas essas sensações se amplifiquem. Mas existem formas de usar essa situação a seu favor. Confira estão cinco dicas que podem melhorar essa experiência de distanciamento social.


Ouça também: Podcast #50 – Produtividade e saúde mental no home office


1. Adquira conhecimento

Se você trabalha fora de casa e agora está fazendo home office, algumas horas do seu dia que costumavam ser usados no trânsito ou no transporte público foram “liberadas”. Você pode usar esse novo tempo livre para fazer um curso online para aprender uma nova habilidade ou fazer pesquisas, adquirindo um conhecimento que poderá resultar em benefícios para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

2. Leia

Muitas vezes, a melhor forma de se desligar um pouco do mundo externo é com uma boa leitura. Não deixe seu dia girar em torno das redes sociais e dos apps de troca de mensagem – essas são ferramentas muito importantes em um momento de distanciamento social, mas o equilíbrio também é algo necessário.

Ler faz com que o tempo passe mais rápido, estimula a mente, expande nosso vocabulário, aumenta nosso foco, reduz o estresse e melhora a memória, além de ser uma ótima forma de entretenimento.

E, quando sair de casa para comprar livros novos não é uma opção, os eBooks entram em cena. Uma dica útil para quem quer ler mais é o Kindle Unlimited, um serviço da Amazon que oferece acesso ao empréstimo de uma grande seleção de títulos sem datas de devolução. Para saber mais, clique aqui.

3. Se exercite

Muitas academias já anunciaram seu fechamento temporário, mas ainda é possível se exercitar em casa. E as modalidades de exercício são muitas: dança, HIIT, ioga, etc.

E, sim, existem aplicativos que poderão te ajudar nessa jornada, como: BTFIT, Nike Training Club, Just Dance Now e Yoga Studio.

Praticar exercícios regularmente proporciona muitos benefícios para nossa saúde mental, reduzindo o estresse e melhorando o sono. Esses já são pontos positivos valiosos em dias normais, não seria diferente em um momento como o que estamos vivendo hoje.

4. Faça chamadas de vídeo com familiares e amigos

Por mais que você goste de ficar em casa e seja uma pessoa mais reservada, passar dias isolado do mundo exterior é uma experiência solitária.

Não deixe que o distanciamento social faça com que você se sinta triste por não poder ter contato físico com pessoas queridas. A tecnologia, mais uma vez, é uma ferramenta importante para amenizar essa sensação, seja usando mensagens, telefonemas ou chamadas de vídeo.

5. Confira mais conteúdos do InovaSocial

São centenas de publicações e 50 episódios de podcast com conteúdos e bate-papos sobre diversos temas relacionados à inovação social. A categoria InovaSocial Indica conta com centenas de dicas sobre séries, filmes, documentários, livros, TED Talks, vídeos e podcasts que podem proporcionar entretenimento e conhecimento ao mesmo tempo.

Para conferir todos os nossos conteúdos, é só clicar aqui.

Ficar em casa nunca foi tão importante e pode ser uma experiência muito positiva, esperamos que essa breve lista seja útil para sua rotina. Não deixe de acompanhar o InovaSocial para mais conteúdos diários.

__

Créditos: Imagem Destaque – Biscotto Design / Shutterstock

Deixe uma resposta

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail