Os benefícios da arte para nossa saúde mental

Manifestações artísticas têm um papel extremamente importante na sociedade. A arte conta nossa história, ao mesmo tempo que permite que sentimentos e ideias sejam expressados – principalmente em “tempos difíceis para o sonhadores”.

Além disso, não há dúvidas de que a arte tem o poder de transformar ambientes e fazer com que nossa vida seja mais alegre, mas quais são os benefícios para a saúde mental que a arte pode nos proporcionar? Os assinantes da newsletter do InovaSocial conheceram esses benefícios na InovaNews #57. Caso você também queira receber textos em primeira mão, basta clicar aqui e assinar nossa newsletter.

Um momento para respirar

Muitos estudos ligam a prática da arte ao alívio de sintomas de transtornos como ansiedade e depressão. É uma atividade que possui alguns dos mesmos benefícios da meditação e pode te ajudar a desviar a mente dos problemas diários – diminuindo a pressão sanguínea, desacelerando a pulsação e a respiração, fazendo com que você fique mais consciente do momento presente.

Menos estresse

Na rotina corrida do mundo moderno, são grandes as chances de você ou alguém próximo estar se sentindo mais estressado do que deveria. Em meio a uma grande quantidade de trabalho a ser feito, responsabilidades que o gerenciamento de um lar exige e discussões políticas inflamadas, será que é possível encontrar um respiro dentro disso tudo? A arte pode ser a resposta para essa questão.

Segundo um estudo realizado pelo Grupo Suprapartidário para Artes, Saúde e Bem-Estar do Reino Unido, ver e criar arte pode diminuir os níveis de estresse em nosso corpo. Sabe quando você olha para um quadro – seja em uma exposição ou em qualquer outro lugar – e se sente completamente hipnotizado por ele? Ou quando sua playlist favorita está tocando e você simplesmente não vê o tempo passar? É isso.

arte-e-saude-mental-inovacao-social-inovasocial-01

Imagem: @crafty.lemon

Exercitando o cérebro

Nosso cérebro está sempre buscando padrões familiares e tentando extrair o significado de tudo o que vemos. Seja ao olhar para uma fotografia, para uma pintura abstrata ou até mesmo para algo que você nem tenha certeza de que é mesmo “arte”, seus neurônios estão traduzindo o que você em formas e sentimentos conhecidos. E essa é uma forma diferente e agradável de exercitar nossa mente.

Tão bom quanto amar

Uma das sensações mais gostosas da vida são as famosas “borboletas no estômago” que sentimos quando estamos apaixonados. Para muitos, essa é uma sensação que não acontece com tanta frequência, mas a boa notícia é que ver arte causa em nosso corpo a mesma sensação que experimentamos ao estarmos apaixonados.

Segundo uma pesquisa realizada pela University College London, nosso cérebro reage de forma similar nas duas situações, aumentando os níveis de dopamina.

A dopamina é um dos principais neurotransmissores do cérebro; mais conhecida por suas sensações de recompensa, motivação e prazer, mas que também desempenha um papel crucial na modulação do nosso foco, nossa flexibilidade cognitiva e nossa resiliência emocional.

Esses são apenas quatro dos muitos benefícios que a arte pode nos proporcionar, seja fazendo arte ou vendo, ouvindo e sentindo. Que tal aproveitar o fim de semana para viver essas experiências ou se planejar para incluir mais arte em sua rotina da semana que vem?

__

Créditos: Imagem Destaque – GoodStudio / Shutterstock

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail