6 hábitos que estão te deixando improdutivo

Frequentemente, sentimos que nossas vidas estão progredindo à medida que tropeçamos em todas as tarefas de nossa lista de coisas para fazer. Ao mesmo tempo em que você está tentando enviar um relatório por e-mail para seu chefe, também está discutindo ideias para a próxima reunião, enviando mensagens de texto para sua melhor amiga a consolando pelo término de um namoro, organizando sua semana de refeições e tentando agendar um cochilo entre esse caos.

Vamos ser honestos, todos nós passamos por momentos frustrantes em que nossas responsabilidades se tornam esmagadoras e nossa capacidade de realizá-las parece absolutamente impossível. Embora estar ocupado seja uma parte natural da vida, nosso nível de produtividade determina se nos afogarmos em nossas obrigações se navegamos por elas.

Aqui estão os seis hábitos que podem estar contribuindo para sua improdutividade:

1. Checar seu celular várias vezes em um curto espaço de tempo

Nós sabemos que os smartphones não são necessariamente vilões. Eles podem nos ajudar muito no dia a dia, nele guardamos nossa lista de tarefas, checamos nossos emails e é ele quem nos acorda. Mas, ainda assim, nós não precisamos checar cada notificação, nem responder todas as mensagens rapidamente ou chegar o feed do Instagram a cada quinze minutos. Fique um tempo sem olhar para o celular, quando você voltar as mensagens ainda estarão lá e a foto do look da sua blogueira favorita também.

Dicas:

  • Deixe seu celular um pouco mais longe, e não bem ao lado de sua mão;
  • Silencie as notificações de aplicativos e mensagens;
  • Estipule regras, como: só gastar tempo nas redes sociais após terminar uma tarefa.
2. Se comprometer com tarefas demais

Se você já está se estressando com dois ou três freelas, aceitar mais um talvez não seja a melhor ideia. E a aula de Yoga das seis da manhã que você estava planejando fazer? Essa também pode não ser a melhor opção do mundo se você odeia acordar antes das oito. Mesmo que você sinta que precisa fazer tudo, você não deve. Você é um ser humano, não super-herói.

Dicas:

  • Cheque sua lista de tarefas antes de pegar mais uma coisa para fazer;
  • Seja realista com o quantidade de coisas que você pode aguentar;
  • Não tenha vergonha de recusar um pedido ou uma proposta;
  • Tenha em mente de que seu bem estar é muito importante e que você não deve sacrificá-lo para finalizar suas tarefas.
3. Ficar em um ambiente desorganizado

Você só pode ser tão produtivo quanto o seu ambiente de trabalho. Não estamos dizendo que sua mesa precisa ser impecável e que suas canetas precisam estar alinhadas. Em vez disso, reconheça o que significa seu padrão de “desordem” e aprimore-o para que você possa fazer com que ele seja eficaz durante todo o dia.

Dicas:

  • Use 5-10 minutos no início e no final do dia para organizar seu espaço;
  • Evite comer onde você trabalha;
  • Encontre formas diferentes de armazenar seus itens extras.
5-habitos-improdutividade-inovasocial-01
4. Não ter um cronograma definido

Por trás de todo projeto de sucesso está uma pessoa que aderiu a um plano que a ajudou a alcançar esse ponto final. Estar ocupado é algo inevitável, mas talvez você esteja se sentindo desanimado porque não pensou em um cronograma (ou não conseguiu seguir um). Ao criar um cronograma do que você vai trabalhar e por quanto tempo (seja durante um mês, uma semana ou um dia), você estará no caminho para assumir o controle de suas tarefas e, finalmente, acabar com (a maioria) as longas noites que você passou tentando terminá-las. .

Dicas:

  • Crie uma agenda em um lugar (físico ou digital) ao qual você tenha fácil acesso;
  • Programe suas tarefas com base na prioridade e na data de vencimento de cada uma;
  • Mantenha um cronograma realista, com tarefas e prazos que você sabe que consegue terminar;
  • Tente se manter dentro do seu planejamento da melhor forma possível, mas não entre em pânico se precisar fazer alguns ajustes de vez em quando.
5. Suas opções de alimentação

Nós sabemos como esse rotina desenrola: depois de começar o dia com um copo de iogurte batido com morango, tudo o que você quer é um cheeseburger com batata frita e refrigerante. O acompanhamento perfeito para esse almoço? Um cochilo muito necessário.

Conforme o sono aumenta, sua produtividade cai. E você só consegue pensar na sua cama.

Obviamente, sua refeição nem sempre é a única culpada pela sua sonolência vespertina, mas essa é uma das poucas causas que podem ser controladas.

Dicas:

  • Prepare seu próprio almoço;
  • Faça lanches saudáveis ao longo do dia (como frutas e nozes);
  • Se hidrate!
6. Ficar se comparando com os outros

Nada poderá destruir mais seus momentos de felicidade, do que lembrar-se de como um colega conseguiu uma promoção de emprego dois meses antes de você ou que alguém está planejando um casamento, quando você está pensando na roupa que vai usar em seu próximo primeiro encontro desastroso. Considerando que as vidas de nossos colegas podem ser acessadas simplesmente abrindo um aplicativo e são consideras mais ou menos legais pelo toque duplo de um dedo, é difícil não usar os marcos de outras pessoas como algo que vai medir o quão bem o mal vai nossa vida.

Na próxima vez em que você se sentir mal só de rolar o feed do seu Instagram, transforme esse desânimo em determinação, mantenha uma atitude positiva, focando nas coisas boas que estão por vir.

Dicas:

  • Determine momentos de seu dia para ficar longe do celular;
  • Concentre-se nos seus próximos objetivos e trace um plano para alcançá-los;
  • Descubra novos hobbies e aprenda coisas novas;
  • Passe mais tempo com pessoas queridas.

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail