VerBem: Não somos super-heróis #EuErrei

Eu Errei é uma série idealizada pelo Portal Aupa e o Instituto Sabin, que mostra erros e ensinamentos vivenciados por dez empreendedores sociais.

No episódio 4, conhecemos a dupla Ralf Toenjes e Pedro Ivo Garcia, da ONG Ver Bem. 22,9% da evasão escolar no Brasil é ligada a problemas de visão. E o Brasil tem a 3ª maior evasão escolar entre os 100 países com o maior IDH. Levando esses dados em consideração, surgiu o Projeto VerBem, que usa uma tecnologia alemã para a produção de óculos de baixo custo, e realizado com o apoio da Renovatio, uma ONG que capta recursos de empresas para a produção e doação de óculos e emprega moradores de rua na produção desses óculos.

Ralf e Pedro queriam resolver o problema de saúde visual no Brasil, entregando óculos para 42 milhões de pessoas, e também reinserir socialmente pessoas em vulnerabilidade. Eles saíram na mídia, captaram dinheiro e doavam cada vez mais óculos: em 3 anos, foram doados quase 15 mil óculos – o dobro do que o Estado de São Paulo havia feito no mesmo período, mesmo com menos recursos. Mas, em um determinado momento do projeto, a crise econômica de 2016 chegou. As doações caíram 70% em 3 meses e, nesse momento, Ralf e Pedro perceberam que o seu erro era achar que eram super-heróis.

“Percebemos que estávamos atuando em várias áreas complexas. Era um desafio muito maior que a nossa capacidade”, diz Ralf.

Para saber qual foi a solução encontrada por essa dupla, assista ao vídeo abaixo e clique aqui para conferir a história da Ver Bem na íntegra.

__

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail