Quando um obstáculo burocrático pode colocar tudo a perder #EuErrei

No último episódio da série Eu Errei, idealizada pelo Portal Aupa e o Instituto Sabin, que mostra erros e ensinamentos vivenciados por empreendedores sociais, conhecemos A Banca, uma produtora cultural de impacto que desde 1999 utiliza música, cultura Hip Hop e educação popular para fortalecer e promover o empreendedorismo nas periferias.

Fundado por Marcelo Rocha, o DJ Bola — no Jardim Ângela, bairro da periferia da cidade de São Paulo — o movimento surgiu em um momento particularmente difícil. Em 1996, o Jardim Ângela foi considerado pelo ONU o bairro mais violento do mundo. Já de início, A Banca tinha a missão de romper com as barreiras culturais, sociais e econômicas, conectando pessoas de diferentes realidades.

Em 1999, A Banca era um movimento juvenil. Em 2008, ela passou a ser considerada uma Associação e, com isso, era preciso renovar o Estatuto a cada quatro anos. Ao final do primeiro mandato, o problema: Bola e seu time não se atentaram aos prazos de renovação do modelo jurídico de associação e a movimentação financeira d’A Banca ficou bloqueada por 40 dias, causando uma série de prejuízos que foram sentidos por toda equipe.

Atualmente, A Banca atua em três frentes. Ela continua sendo uma produtora musical, que leva arte, música e cultura da periferia em eventos pela cidade; e também desenvolve programa focado em escolas, universidades e fundações que convida jovens de outras regiões a se confrontar com a realidade da periferia. Além disso, A Banca também é uma Aceleradora de Negócios Periféricos, que já está em sua terceira turma de negócios acelerados dentro da periferia.

Para conhecer a história d’A Banca e descobrir como eles superaram esse obstáculo burocrático e ampliaram suas áreas de atuação, confira a matéria completa no site da série Eu Errei e assista ao vídeo abaixo:

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail