Construção do Centro Cívico de Toronto será desenvolvida para proteger área do frio

A empresa dinamarquesa Henning Larsen Architects venceu a concorrência para projetar um o centro cívico de Toronto (Canadá), com uma proposta que usa o vento para criar um clima confortável em uma praça central.

Nomeado como The Etobicoke Civic Centre, o espaço irá receber um grupo de prédios de diferentes tamanhos, organizados de forma que a praça esteja protegida dos ventos gelados da região.

centro-civico-toronto-inovacao-social-urbana-11

O desenvolvimento do projeto foi feito para aumentar a atividade de pedestres na região, após uma pesquisa realizada pela Henning Larsen concluir que as temperaturas em Toronto são consideradas muito frias durante 60% do ano.

Segundo os arquitetos, a análise do local da construção junto a estudos climáticos permitirá que a construção forneça aos pedestres uma forma de ocupar a cidade de forma mais confortável e durante um espaço de tempo maior anualmente.

Esse tipo de projeto não é novidade para a Henning Larsen. O escritório de arquitetura já aplicou ferramentas de engenharia similares em Riade, capital da Arábia Saudita, criando um planejamento com soluções para suavizar o calor extremo do deserto.

Os prédios do projeto de Toronto serão terão diferentes alturas e vão contar com terraços públicos, que atuarão como uma extensão mais alta da praça localizada na área térrea.

A viabilização de mais locais públicos na área planejada tem o objetivo de permitir a realização de eventos ao longo do ano. Com isso, os arquitetos esperam que a construção possa abrigar festivais, exibições de cinema ao ar livre, uma feira local e concertos de música. Além disso, o projeto também prevê a construção de escritórios municipais, um centro de recreação comunitário e uma biblioteca pública.

Para conhecer o projeto, confira mais imagens abaixo:

centro-civico-toronto-inovacao-social-urbana-02
centro-civico-toronto-inovacao-social-urbana-01
centro-civico-toronto-inovacao-social-urbana-04
centro-civico-toronto-inovacao-social-urbana-07
centro-civico-toronto-inovacao-social-urbana-03
centro-civico-toronto-inovacao-social-urbana-05
centro-civico-toronto-inovacao-social-urbana-06
centro-civico-toronto-inovacao-social-urbana-08
centro-civico-toronto-inovacao-social-urbana-09
centro-civico-toronto-inovacao-social-urbana-10

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail