TED Talks: Como a indústria da moda pode ser mais sustentável?

A indústria da moda tem uma grande pegada de carbono. Como podemos encontrar uma solução sustentável que se encaixe? Confira 3 TED Talks que podem iluminar o caminho em busca de novas ideias.

  • Amit Kalra: Três formas de corrigir o problema do desperdício na indústria da moda

O que acontece com as roupas que não compramos? Você pode achar que casacos, calças e blusas de gola alta da última temporada acabam sendo doados, mas a maioria (quase 13 milhões de toneladas por ano só nos Estados Unidos) acaba em aterros sanitários. A moda tem um problema de desperdício e Amit Kalra quer corrigi-lo. Ele compartilha formas criativas com as quais a indústria pode evoluir para ser mais consciente sobre o meio ambiente e, ao mesmo tempo, obter vantagem competitiva.


  • Natsai Audrey Chieza: A moda gera poluição – será que a biologia pode resolver isso?

Natsai Audrey Chieza é uma designer com um propósito: reduzir a poluição na indústria da moda e, ao mesmo tempo, criar novidades incríveis para vestirmos. Em seu laboratório, ela notou que a bactéria “Streptomyces coelicolor” produz um pigmento lilás avermelhado, que agora ela está usando para desenvolver um tingimento arrojado, com cores que não desbotam, que reduz o desperdício de água e a geração de resíduos químicos, comparado com os tingimentos têxteis tradicionais. E ela não está sozinha ao usar a biologia sintética para redefinir o futuro dos nossos materiais: imaginem só isso — “couro” feito de cogumelos e fios super-resistentes feitos da proteína da seda da aranha. Não vamos construir o futuro com combustíveis fósseis, afirma Chieza. Vamos construí-lo com a biologia.


  • Suzanne Lee: Cultive suas próprias roupas

A designer Suzanne Lee compartilha seus experimentos no cultivo de um material baseado no kombuchá que pode ser usado como tecido ou couro vegetal para o fabrico de roupas. O processo é fascinante, os produtos são bonitos (ainda que haja uma pequena falha…) e o potencial é simplesmente fenomenal.

___

Créditos: Imagem Destaque – Taigi / Shutterstock

Deixe uma resposta

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail