Alguns dos melhores TED Talks dos últimos 10 anos

Apesar de já estarmos há mais de 15 dias em 2020, o fim de 2019 marcou o fim dos anos 2010 – e essa ideia acaba resultando em uma espécie de “retrospectiva” da última década. Pensando nisso, o TED fez uma seleção com algumas das apresentações mais memoráveis que aconteceram entre 2010 e 2019 – todas muito interessantes e até inspiradoras. E você poderá conhecer (ou relembrar) cada uma delas nesta publicação! Confira a lista abaixo (legendas em português disponíveis):

  • Derek Sivers: Guarde suas metas para si mesmo

Logo que traçamos um novo plano de vida, nosso primeiro instinto é contar a alguém, mas Derek Sivers afirma que é melhor guardar segredo sobre suas metas. Ele apresenta pesquisas realizadas desde a década de 1920 mostrando porque as pessoas que falam sobre suas ambições podem ter menor probabilidade de realizá-las.


  • Marco Tempest: A mágica da verdade e mentiras (e iPods)

Usando três iPods como instrumentos de mágica, Marco Tempest narra uma inteligente, inesperada e sincera meditação sobre verdade e mentiras, arte e emoção.


  • Candy Chang: Antes de morrer, quero…

Em seu bairro, em Nova Orleans, a artista e TED Fellow Candy Chang transformou uma casa abandonada em um quadro-negro gigante através da seguinte frase a ser completada: “Antes de morrer, quero ___.” As respostas de vizinhos – surpreendentes, comoventes, divertidas –  tornaram-se um inesperado espelho para a comunidade. (Qual é sua resposta?)


  • Meg Jay: Por que os 30 não são os novos 20

A psicóloga clinica Meg Jay tem um recado audacioso para os de 20 e poucos anos: ao contrário da crença popular, os seus 20 anos não é uma década perdida. Nesta apresentação provocativa, Jay aponta que não é porque o casamento, trabalho e filhos acontecem mais tarde, que não se pode começar a planejar agora. Ela dá três conselhos de como as pessoas de 20 e poucos anos podem reivindicar sua vida adulta na década decisiva de suas vidas.


  • Julian Treasure: Como falar de forma que as pessoas queiram ouvir

Você já se sentiu como se, ao falar, ninguém ouvisse? Julian Treasure está aqui para ajudar. Nessa palestra bastante útil, o especialista em sons demonstra como falar poderosamente; desde exercícios vocais até dicas de como falar com empatia. Uma palestra que pode ajudar o mundo a soar mais bonito.


  • Monica Lewinsky: O preço da vergonha

“Em 1998”, diz Monica Lewinsky, “fui a ‘paciente zero’ na perda da reputação pessoal quase instantaneamente, numa escala global”. Hoje, o tipo de humilhação pública online vivida por ela tornou-se uma constante. Em uma palestra corajosa, ela fala da nossa “cultura da humilhação”, na qual a vergonha online equivale a dinheiro, e clama por um caminho diferente.


  • James Veitch: Isto é o que acontece quando você responde a e-mails indesejados

E-mails suspeitos: apólices de seguros não reclamadas, cofres com diamantes incrustados, amigos próximos ilhados num país estrangeiro. Elas surgem em nossa caixa de entrada e o procedimento padrão é apagar de primeira. Mas o que acontece quando você responde? Acompanhe o escritor e comediante James Veitch narrando uma hilária troca de e-mails, que durou semanas, com alguém que oferecia colocá-lo num negócio da China.


  • Elon Musk: O futuro que estamos criando… e escavando

Elon Musk fala sobre seu novo projeto, escavar túneis sob Los Angeles, as últimas notícias de Tesla e SpaceX e sua motivação para construir um futuro em Marte, numa conversa com Chris Anderson, curador-chefe da conferência TED.


  • Susan David: O dom e o poder da coragem emocional

A psicóloga Susan David compartilha como a forma de encararmos nossas emoções determina tudo aquilo que é importante: os nossos comportamentos, a nossa carreira profissional, as nossas relações, a nossa saúde e a nossa felicidade. Numa apresentação profundamente comovente, cheia de humor e com o potencial de mudar a nossa vida, ela questiona uma cultura que valoriza a positividade em detrimento da verdade emocional, e explora as poderosas estratégias da agilidade emocional. Uma palestra a ser compartilhada.


  • Greta Thunberg: O apelo apaziguador para agirmos agora contra a mudança climática

Nesse apaixonante apelo para a ação, a ativista Greta Thunberg, de 16 anos, explica que, em agosto de 2018, ela saiu da escola e organizou uma greve para aumentar a conscientização sobre o aquecimento global, protestando do lado de fora do parlamento sueco e chamando a atenção do mundo. “A crise climática já foi resolvida. Nós já temos todos os fatos e soluções,” ela diz. “Tudo o que temos que fazer é acordar e mudar.”

__

Créditos: Imagem Destaque – Daniele COSSU / Shutterstock

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail