Liter of Light: conheça o projeto que está levando iluminação para quem precisa

Liter of Light (Litro de Luz, em tradução livre) é um projeto que tem o objetivo de levar iluminação para lugares que precisam, através de lâmpadas produzidas no estilo DIY (Do It Yourself – Faça Você Mesmo, em tradução livre).

A escuridão é um dos impactos imediatos que causados por um desastre natural – como, por exemplo, o furacão Irma, que recentemente atingiu áreas como Cuba, o Caribe e a Flórida. Leva-se meses para que a iluminação retorne principalmente para os locais mais remotos.

Diariamente, mais de 1.5 bilhões de pessoas enfrentam uma escuridão similar, ou possuem no máximo recursos como velas ou lâmpadas de querosene, cuja fumaça é venenosa. Algumas dessas comunidades são completamente afastadas e não têm acesso à eletricidade. Outras têm acesso à eletricidade, mas optam por não usar devido ao valor alto desse recurso.

O problema vai além da falta de iluminação. A longo prazo, isso causa problemas maiores; como segurança, independência, saúde e acesso à educação.

Pensando nisso, o projeto Liter of Light está tentando mudar essa realidade, usando garrafas plásticas para produzir simples lâmpadas abastecidas por energia solar.

“O índice de criminalidade cai 70% em bairros e campos de refugiados que recebem nossas instalações,” diz Illac Diaz, fundador da Liter of Light.

Existem quatro soluções diferentes utilizadas pelo projeto:

O poste, que tem a função de iluminar áreas públicas, e é composto por garrafa PET, painel solar, bateria, lâmpadas de LED e cano de PVC.

Já a lâmpada noturna, serve para iluminar ambientes internos durante o dia e a noite, e seus materiais são garrafa PET, painel solar, bateria e lâmpadas de LED.

A lâmpada diurna tem a mesma função que a lâmpada noturna, mas é composta por garrafa PET, água e alvejante.

E a mais nova solução criada pelo Liter of Light é o lampião, que curiosamente foi desenvolvido pelo time brasileiro do projeto.

Algo muito interessante nesse projeto é que ele foi inspirado por um projeto brasileiro. O mecânico brasileiro Alfredo Moser instalou a sua lâmpada artesanal em seu telhado em 2002 durante um apagão e logo seus vizinhos adotaram a ideia. O filipino Illac Diaz, criador viu na solução criada por Alfredo, a oportunidade de ajudar famílias carentes em seu país, criando projeto Liter of Light, em 2012. Desde então, a ideia já foi aplicada em diversos países ao redor do mundo, como Quênia, Colômbia, Honduras e agora, Brasil.

A primeira área brasileira que recebeu as lâmpadas do projeto foi a Comunidade Vila Beira Mar (Duque de Caxias, RJ). Em junho de 2015, 28 postes foram instalados. E a implementação mais recente aconteceu em julho de 2017, no Bairro Mutirão (Campina Grande, PB). 10 postes foram instalados e a Liter of Light pretende instalar mais 30 postes na região.

Até hoje, mais de 20 países foram impactados. A ONG conta com mais de 300 mil voluntários engajados, instalou 1 milhão de lâmpadas diurnas, 25 mil lâmpadas noturnas e 3 mil postes.

Para saber mais sobre a Liter of Light, assista ao vídeo abaixo e acesso o site oficial do projeto aqui.

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail