Ford lança projeto Odontomóvel de saúde bucal em Dias D´Àvila

Recentemente, a Ford, em parceria com o SESI, lançou o projeto Odontomóvel no município de Dias d’Ávila, com o apoio do Ford Motor Company Fund, braço filantrópico da empresa que promove ações sociais no Brasil e no mundo. Trata-se de um consultório odontológico itinerante, que conta com uma equipe especializada para percorrer as escolas da rede municipal e promover ações preventivas e educativas de saúde bucal, com o apoio das secretarias de Educação e Saúde. A primeira a ser contemplada será a Escola Ayrton Carlos Nunes, com 278 alunos.

ford-odontomovel-inovacao-social-filantropia-inovasocial-01

O objetivo do Odontomóvel é atender crianças e adolescentes com idade entre 2 e 15 anos matriculadas na rede pública. A unidade está preparada para realizar consultas e procedimentos odontológicos, como profilaxias, curetagem, raspagens, aplicação de flúor, restaurações, evidenciação de placa bacteriana e palestras educativas. O projeto faz parte das ações de responsabilidade social da Ford Brasil com investimento do Ford Fund, braço filantrópico da companhia.

“Além de trazer bem-estar, o cuidado com a saúde bucal também é importante para a autoestima destas crianças e adolescentes. Por isso acreditamos muito nesta ação, que tem trazido tantos resultados positivos. Até agora, foram realizados mais de 189 mil procedimentos individuais e coletivos em diversas cidades do país”, afirma Roberta Madke, gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da Ford.

Prioridade à saúde

A iniciativa teve sua primeira edição em 2011, em Camaçari e, desde então, já beneficiou diversas localidades na Bahia, São Paulo e Ceará, provendo cuidados dentais a mais de 25 mil crianças e jovens, em áreas urbanas e rurais.

O programa é realizado em um veículo de propriedade da Ford, um caminhão F-350, que foi adaptado para funcionar como uma clínica odontológica itinerante, contando com todos os equipamentos necessários para sua operação em campo. A equipe do Odontomóvel é composta por uma dentista, uma auxiliar e um motorista.

Sob a responsabilidade técnica da Gerência de Odontologia do SESI, são feitas diversas ações, desde consultas para a realização de exames clínicos até tratamentos odontológicos. Também há ações preventivas e educativas em escolas, durante o período letivo, de segunda a sexta-feira. Os resultados esperados são a conscientização da higiene bucal, contribuição para o desenvolvimento social da criança e devolução da saúde bucal.

O programa realiza ainda atividades educativas coletivas nas escolas, tais como palestras, escovação supervisionada, mesa demonstrativa, jogos e brincadeiras. Todos os alunos atendidos recebem um kit de higiene contendo um creme dental, uma escova e fio dental. A Ford entrega ainda o “Certificado Cárie Zero” como reconhecimento simbólico para as escolas participantes do programa.

__

Créditos: Imagem Destaque – kikovic / Shutterstock

Deixe uma resposta

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail