Neuralink: Nova empresa de Elon Musk irá usar IA para conectar cérebros humanos a computadores

elon-musk-neuralink-tecnologias-sociais-inovacao-social-inovasocial-02

Elon Musk, fundador da Tesla, anunciou recentemente o lançamento da Neuralink, uma startup que irá construir implantes que conectam cérebros humanos a computadores, via inteligência artificial.

Em um evento na Academia de Ciências da Califórnia, em São Francisco, Musk mostrou o pequeno dispositivo, que deve ser usado atrás da orelha. O dispositivo tem pequenos fios que são implantados cirurgicamente através do crânio do usuário e em seu cérebro. É essa implantação que permite que o usuário se comunique com o dispositivo usando apenas seus pensamentos, podendo controlar, apenas com sua mente, qualquer dispositivo – de smartphones a televisores e até veículos elétricos.

elon-musk-neuralink-tecnologias-sociais-inovacao-social-inovasocial-03

elon-musk-neuralink-tecnologias-sociais-inovacao-social-inovasocial-01

A ideia parece assustadora e genial ao mesmo tempo, mas ainda não é possível dizer se o dispositivo realmente funcionará em humanos, já que a Neuralink só o obteve sucesso em testes com em ratos e macacos. Ainda assim, a empresa espera iniciar testes clínicos em humanos, no próximo ano, em pacientes com paralisia completa devido a uma lesão na medula espinhal.

Caso os teste sejam bem sucedidos, o dispositivo pode mudar o jogo na vida de pacientes com lesões que limitam seus movimentos físicos – apesar de o próprio Musk acreditar que o dispositivo seja algo que todo ser humano irá usar, independente do motivo. Para Musk, a única maneira de fazer com que nós, humanos, consigamos acompanhar a IA no futuro é criando uma simbiose entre o homem e a tecnologia.

Para saber tudo sobre a Neuralink, assista ao vídeo abaixo:

__

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail