The Ocean Game: O nível do mar está subindo. Você conseguirá salvar sua cidade?

O título dessa publicação também é sua missão em The Ocean Game, um jogo desenvolvido pelo LA Times, que simula de forma simples a governança da cidade de Los Angeles diante das mudanças climáticas. O jogo foi lançando junto a uma análise aprofundada de como várias comunidades costeiras da Califórnia estão respondendo aos efeitos do aumento do nível do mar – um fenômeno causado pelo aquecimento global.

A Califórnia pode não ser a parte mais vulnerável do mundo que irá experimentar os efeitos do aumento do nível do mar nas próximas décadas, mas os problemas que a região enfrente não são banais. Segundo o Times, mais de US$ 150 bilhões em propriedades públicas e privadas podem estar submersos até o final do século, incluindo dois terços das praias do sul da Califórnia. Habitats que são cruciais para aves e espécies ameaçadas podem desaparecer para sempre.

O relatório escrito pela jornalista Rosanna Xia é longo, mas vale a pena ser lido, caso você queira saber mais como cidades ao redor do mundo serão (e estão sendo) atingidas pelos efeitos das mudanças climáticas. No relatório, Rosanna se concentra nos desafios enfrentados por cidades como São Francisco – onde “o custo de construção de diques, paredões e outras medidas para suportar o aumento do nível do mar e tempestades pode custar até US$ 450 bilhões” – e Imperial Beach, que adicionou mais de 200 m3 de areia para reabastecer suas praias – o que é uma medida com uma certa data de validade, já que mais cedo ou mais tarde essa areia irá voltar para o fundo do mar.

latimes-the-ocean-game-mudanca-climatica-inovavao-social-servicos-publicos-inovasocial-02

Mesmo que você não tenha tempo suficiente para ler o relatório completo, ainda recomendamos que The Ocean Game (criado pelos colegas de Rosanna, Swetha Kannan e Terry Castleman). Nele, você é o prefeito e precisa salvar a cidade em 8 rodadas. Inundações e erosão ameaçam casas. Praias podem desaparecer. Mas todo mundo insiste: é possível ganhar esse jogo.

Em apenas alguns minutos jogando, você irá entender como as opções de solução são limitadas e o quão difícil pode ser fazer com que as pessoas ajam da melhor forma diante das mudanças climáticas.

Juntamente a uma série simples de animações, The Ocean Game é uma aventura baseada principalmente em texto (em inglês), que permite que você, como prefeito, decida qual a melhor política para enfrentar o aumento do nível do mar – como construir um paredão (que bloqueia a praia) ou ampliar a praia com mais areia (que acabará sendo levada de volta para o fundo do mar de qualquer maneira). Você pode tentar comprar as propriedades em risco, mas com um orçamento limitado que só dificultará sua vida.


Para assumir o posto de prefeito em Ocean Game e trabalhar para salvar sua cidade, clique aqui.


Tentar salvar sua cidade imaginária da invasão inevitável do oceano não é exatamente um piquenique no parque, mas é sempre possível começar de novo e tentar mais uma vez – uma opção que os profissionais que lidam com o aumento do nível do mar em todo mundo, sem dúvida, gostariam de ter.

“Todos nós brincamos na praia e construímos castelos na areia, mas parecemos esquecer o que acontece a seguir”, adverte Rosanna. “O oceano sempre vence.”

__

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail