Como será o futuro dos alimentos?

Cientistas e empresários estão criando novas formas inovadoras de colocar comida em nossas mesas. Qual será o menu dos próximos anos? Confira reflexões importantes sobre o tema nos TED Talks a seguir:

  • Sara Menker: Podemos ter uma crise alimentar mundial daqui a apenas dez anos

Sara Menker deixou sua carreira de negociante de commodities para tentar resolver como o montante global da cadeia de agricultura funciona. Suas descobertas a levou a algumas previsões chocantes: “Podemos ter um ponto de inflexão na agricultura e na alimentação mundial se as demandas crescentes ultrapassarem a capacidade do sistema de agricultura de produzir comida”, ela afirma. “As pessoas podem morrer de fome e governos caírem”. Os modelos de Menker preveem que esse cenário poderá acontecer daqui há uma década — o mundo poderá estar com 214 trilhões de calorias a menos por ano em 2027. Ela nos mostra uma visão desse mundo impossível, assim como alguns passos que podemos seguir, a partir de hoje, para evitar tudo isso.


  • Caleb Harper: No futuro, este computador vai cultivar seu alimento

E se pudéssemos cultivar alimentos deliciosos e ricos em nutrientes em lugares fechados, em qualquer lugar no mundo. Caleb Harper, diretor da CitiFARM no Laboratório de Mídias do MIT, quer mudar o sistema alimentar, conectando os agricultores com a tecnologia. Conheça os “computadores de alimento” de Harper e dê uma espiada em como poderá vir a ser o futuro da agricultura.


  • Lisa Dyson: Uma tecnologia esquecida, da Era Espacial, pode mudar a forma como cultivamos os alimentos

Estamos nos dirigindo a uma população mundial de 10 bilhões de pessoas, mas o que todos nós comeremos? Lisa Dyson redescobriu uma ideia desenvolvida pela NASA nos anos 60 para as viagens no espaço sideral e que poderia ser a chave de como cultivamos o alimento.


  • Matilda Ho: O futuro da boa alimentação na China

Comidas frescas sem produtos químicos e pesticidas, estão cada vez mais difíceis de achar na China: em 2016, o governo chinês apontou meio milhão de violações de inspeção sanitária em apenas nove meses. Na falta de fontes seguras e sustentáveis de alimentos, a bolsista do TED, Matilda Ho lançou a primeira feira on-line da China, instituindo um teste de tolerância zero para pesticidas, antibióticos e hormônio nos alimentos. Ela conta como está fazendo para crescer sua plataforma do zero e como está levando alimentos orgânicos e locais para famílias que necessitam.


  • Pierre Thiam: O antigo grão que poderia ajudar a África a prosperar

Esqueça a quinoa. Conheça o fonio, um antigo “grão milagroso” nativo do Senegal, versátil, nutritivo e sem glúten. Nesta palestra apaixonante, o chef Pierre Thiam compartilha sua obsessão com a safra resistente e explica por que ele acredita que seu cultivo em escala industrial poderia transformar sociedades na África.


  • Pamela Ronald: Defendendo a engenharia dos alimentos

Pamela Ronald estuda os genes que tornam as plantas mais resistentes a doenças e ao estresse. Numa palestra reveladora, ele fala sobre seus dez anos de pesquisa para ajudar a criar uma variedade de arroz capaz de sobreviver a inundações prolongadas. Ela mostra como o melhoramento genético de sementes salvou a produção de mamão havaiano em 1950 e defende que esta pode ser simplesmente a forma mais eficaz de aumentar a segurança alimentar da crescente população do nosso planeta.

__

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Deixe uma resposta

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail