Rotten: Você sabe (mesmo) de onde vêm os alimentos que você consome?

A não ser que você plante absolutamente todos os alimentos que consome em seu dia a dia, é preciso ter em mente que tudo o que você coloca em seu prato precisou passar por um longo processo antes de chegar às sua mesa.

Como consumidores, raramente paramos para pensar na origem dos nossos alimentos. Nós não sabemos exatamente de onde vem nossa comida, nossa água; e sabemos muito menos para onde vai isso tudo. Os alimentos estão a alguns quarteirões de distância: na feira, no mercado, no açougue. E nosso lixo é descartado em uma distância mais curta ainda: damos alguns passos até a lixeira do prédio ou colocamos os sacos na calçada, e todo aquele lixo some da nossa vida “magicamente”; mas nós não nos sentimos mal por isso, afinal, nós separamos corretamente os materiais recicláveis para a coleta seletiva.

O mundo moderno vem “facilitando” tanto nossa vida, que quando paramos para pensar, percebemos que conhecemos pouco (ou quase nada) sobre os processos que envolvem nossa vida cotidiana.

A série documental Rotten, da Netflix, foi produzida com o objetivo de nos mostrar os detalhes dos processos da produção dos alimentos que consumimos diariamente. E o spoiler que podemos dar é que as notícias não são nada boas.

Em “A Guerra do Abacate” (primeiro episódio da segunda temporada), por exemplo, vemos como a popularidade dos abacates levou os produtores a comprar as frutas de Michoacán (México), onde o comércio de abacates é atingido diretamente pela violência de cartéis locais. Já o episódio “Águas Turbulentas” mostra uma visão dos bastidores da indústria de água engarrafada e seus danos ao meio ambiente. Enquanto isso, o episódio “Chocolate Amargo” faz um levantamento dos problemas com o comércio de chocolate, expondo as condições de trabalho vividas por produtores de cacau.

A solução para todas essas questões não são simples e é impossível terminar cada episódio sem uma terrível sensação de impotência. Ainda assim, são problemas que devem ser expostos e é precisam ser do conhecimento de todos. E esse é o primeiro passo para um consumo mais consciente, em busca de um futuro com hábitos de consumo melhores, mais saudáveis e mais responsáveis.

Rotten está na segunda temporada e todos os seus 12 episódios estão disponíveis na Netflix. Confira o trailer abaixo (em inglês):

__

Créditos: Imagem Destaque – K.Decor/Shutterstock

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail