Parasita: Um filme que vai além de seus 132 minutos

pa.ra.si.ta | 1 (Biol.) diz-se de ou organismo que vive de e em outro organismo, dele obtendo alimento e não raro causando-lhe dano. 2 (Fig.) diz-se de ou indivíduo que vive à custa alheia por pura exploração ou preguiça.

Você provavelmente já ouviu falar de Parasita, filme sul-coreano do diretor Bong Joon-ho, que vem sendo aclamado em festivais e premiações ao redor do globo. Seja em comentários na Internet ou pessoalmente, as chances de alguém ter falado que “você precisa assistir a Parasita (!!!)” são grandes – principalmente agora, que o filme venceu o Globo de Ouro 2020 de Melhor Filme Estrangeiro e conta com seis indicações ao Oscar 2020, que acontece no próximo dia 9 de fevereiro. E hoje estou me juntando a esse coro composto por milhares de pessoas no mundo todo.

Confesso que talvez eu não seja exatamente a melhor pessoa para fazer a indicação de qualquer filme que seja: não sou crítica de cinema, nem consigo chegar a assistir metade dos filmes indicados ao Oscar, mas preciso falar sobre Parasita, pois esse foi um filme que vai muito além do entretenimento. Parasita é um filme que me fez pensar. Ele ficou na minha cabeça por dias e noites e eu senti uma necessidade muito grande de conversar sobre ele com outras pessoas.

O filme é um drama/mistério e conta a história de uma família muito pobre, que encontra em uma família rica a “oportunidade” de uma vida melhor – e, sinceramente, acredito que essa seja a única apresentação necessária. Com reviravoltas surpreendentes e até mesmo chocantes, Parasita é um filme que intriga, diverte, choca e provoca.

E, recentemente, a Variety confirmou que a história do filme ganhará uma espécie de “expansão” em formato de série de TV, produzida pela HBO. Então, não há dúvidas de que esse assunto irá parar por aqui. Ainda vamos ouvir muito sobre essa trama e posso dizer que estou muito feliz e empolgada com essa notícia.

Parasita está em exibição nos cinemas de todo o Brasil. Clique aqui para saber onde assistir e confira o trailer a seguir:

 

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail