Cuckoo: Um temporizador de produtividade prático e eficiente

O ambiente de trabalho é um lugar cheio de distrações (seja ele um escritório em um prédio comercial ou em sua casa) e muitas vezes é difícil encontrar tempo para se concentrar. Pensando nisso, o Startaê, uma equipe brasileira de designers e desenvolvedores, criou o Cuckoo, um temporizador de produtividade que pode ser usado por um profissional individualmente e também por equipes remotas.

Muitas pessoas estão familiarizadas com a técnica Pomodoro ou usam algum método similar para acompanhar suas tarefas. E, de fato, esses métodos melhoram nossa produtividade, ao mesmo tempo em que nos ajudam a afastar as distrações.

O uso do Cuckoo é muito simples: basta acessar o site e começar a trabalhar (não é preciso nem fazer algum tipo de registro ou login). Na tela principal é possível criar um timer para ser usado individualmente ou para compartilhar com sua equipe.

cuckoo-temporizador-de-produtividade-inovacao-social-inovasocial-02

O timer é dividido em sessões de trabalho e de descanso, que podem ser personalizadas de acordo com sua necessidade e de sua equipe. Uma das opções de configuração envolve a técnica Pomodoro, que consiste em dividir seu tempo de trabalho em períodos de 25 minutos, divididos por pausas de 5 minutos (que, acada 4 sessões de trabalho podem ser transformados em pausas de 15 a 30 minutos).

Para os criadores do Cuckoo, fazer pausas é algo essencial para uma boa produtividade. E nós concordamos. É muito melhor se dedicar a focar em uma única tarefa por um determinado espaço de tempo e saber que após aquele tempo você terá uma pausa para lidar com quaisquer outras questões que poderiam tirar sua concentração em uma rotina de trabalho onde tudo parece ter que ser feito ao mesmo tempo.

Apesar de sabermos que notificações podem ser irritantes às vezes, elas são um recurso muito importante durante o uso do Cuckoo, lembrando o usuário de cada momento de pausa e início de uma nova sessão de trabalho. Durante nossos testes, percebemos que elas são muito sutis e nada desagradáveis (por isso, o Cuckoo é um dos pouquíssimos sites na lista de notificações autorizadas em meu navegador).

Em resumo, o Cuckoo é uma ótima ferramenta de trabalho, simples de usar e muito útil. Nós recomendamos altamente para profissionais que precisam se dedicar exclusivamente um grande número de tarefas diariamente, ou que precisam lidar com muitas distrações no ambiente de trabalho (principalmente se você está em fase de adaptação em home office ou um espaço de coworking), ou que simplesmente se distraem com grande facilidade.


Para experimentar o Cuckoo, basta clicar aqui e começar.


Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail