Como lidar com suas maiores distrações no home office

Oferecer acordos de trabalho flexíveis pode ser um benefício muito eficaz para atrair e reter talentos. Para os empregadores, o benefício é que as pessoas que trabalham em casa tendem a ser mais produtivas e felizes – de acordo com um estudo da Porch, um site que conecta donos de casa a profissionais de serviços domésticos. No entanto, em nossa casa existem certas distrações a serem superadas que nem sempre acontecem no escritório.

Segundo a Porch, a maior distração é a televisão. 76,1% dos funcionários remotos trabalharam com a TV ligada. O próximo item da lista é fazer tarefas pessoais durante o horário de trabalho, onde 64,6% dos funcionários remotos admitem fazer coisas como pagar contas ou fazer compras online durante o tempo em que “deveriam” estar trabalhando. Outras distrações incluem tomar banho, fazer tarefas de casa, fazer exercícios e sair para tomar café, com 27,6%.

“Muitos funcionários se pegam fazendo a maioria dessas coisas, mas também são muito mais produtivos,” diz Chris Lewis, gerente de projetos da Porch. “Você pode se sentir mais inclinado a fazer uma pausa quando não está na frente de outras pessoas e, depois de entrar nesse mindset mais relaxado, essa pausa pode servir como um impulso extra para seguir durante o dia.”

Mas, assim como no escritório, as distrações podem ser prejudiciais. Se você é do tipo de pessoa que pode fazer algumas tarefas, encontrar um amigo para tomar um café, ir à academia e ainda concluir seu trabalho no meio de tudo isso, não há problema em ter flexibilidade. Mas se você é do tipo que não consegue concluir tarefas de trabalho porque suas atividades pessoais estão interferindo, é preciso se organizar um pouco mais.”

Aqui estão quatro formas de se manter produtivo enquanto trabalha em casa:

1. Defina horários de trabalho

Um acordo de trabalho flexível pode significar horários flexíveis, mas se você não for bom em focar no trabalho e seu desempenho estiver lento, será preciso tratar seu home office como um escritório comum e definir horários de trabalho estruturados.

Crie um contrato consigo mesmo, como “O trabalho começa às 8h e termina às 17h, e eu tirarei uma hora para o almoço”. Crie e mantenha limites com você mesmo, considerando sua personalidade e permitindo que você seu desempenho seja o melhor possível.

Decida quais distrações são permitidas durante seu horário de trabalho e quais não são. Talvez você se permita lavar roupa ou assistir televisão apenas durante sua hora oficial de almoço, por exemplo. E talvez possa criar um acordo consigo mesmo em que marcar compromissos médicos durante o horário de trabalho seja ok, mas fazer as unhas não. Você deve ser honesto consigo mesmo e entender como as tarefas pessoais te distraem e então decidir mudar esses hábitos.

2. Gerencie as distrações

Se você trabalha em casa ou em um escritório, o problema com as distrações é que estamos condicionados a procurá-las. Nosso ambiente típico enfraquece nossa atenção, nossa atenção é desviada a cada dois minutos com coisas como notificações no celular e emails, por exemplo. Nós nos habituamos à distração. Todos nós sofremos com isso; não importa onde.

A solução é gerenciar sua atenção. Isso envolve foco, mindfulness, single-tasking e a habilidade de estar presente e seguir o fluxo. Gerenciamento de atenção é o antídoto para a distração constante.

A primeira coisa a fazer é controlar seu ambiente e criar limites. Se outras pessoas estiverem em casa quando você estiver trabalhando, certifique-se de que elas sabem quando você não deve ser incomodado. Crie limites em torno de seu ambiente. Se você honrá-los, outros o farão.

Sente-se e faça uma lista com suas piores distrações e depois escreva suas próprias regras sobre como combatê-las. Qual será o seu acordo pessoal consigo mesmo? Quando você parar de fazer essas coisas e se recusar a romper seus próprios limites, você se tornará mais bem sucedido e mais produtivo .

Ter disciplina é estar ciente de suas fraquezas e criar regras sobre o que você pode e não pode fazer durante o dia.

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3. Gerencie a tecnologia à sua volta

Além disso, controle melhor a tecnologia à sua volta. Quanto mais permitimos que a tecnologia nos interrompa, mais nos acostumamos com isso. E assim ela segue corrompendo e cortando nossa atenção.

Recupere seu foco fechando e-mails e, se possível, trabalhando no modo offline. Silencie o seu smartphone ou acione a função “não perturbe”. Faça apenas uma coisa de cada vez. Se precisar, defina um temporizador e comprometa-se a fazer apenas uma coisa por 20 a 45 minutos, por exemplo. Talvez seja difícil manter o foco por mais tempo que isso; você fica com sede, precisa se alongar ou pode começar a querer checar as notificações no celular ou sua caixa de entrada. E tudo bem também, saiba que fazer pausas também é muito importante.

4. Programe pausas

A melhor forma de trabalhar é se concentrar na tarefa à sua frente e depois fazer uma pausa. O intervalo tem que ser uma atividade diferente; se o seu trabalho é escrever, não faça uma pausa que envolva a leitura, essa não é uma quebra grande o suficiente para o seu cérebro. Em vez disso, saia para passear com seu cachorro, vá lavar roupa ou lave uma louça.

Todo mundo tem a mesma quantidade de tempo, todos os dias. O tempo não é o problema, mas sim as distrações. Você precisa de soluções para gerenciar melhor suas distrações, não seu tempo.

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