#ComeProtected: Vai com tudo. Mas vá protegido.

O dia 1º de dezembro é marcado como o Dia Mundial de Combate à AIDS. Devido aos avanços da medicina, a AIDS tornou-se mais tratável e deixou de ser a sentença de morte que era quando essa epidemia começou. No entanto, isso também significa que a doença perdeu a preocupação e o senso de urgência nas últimas décadas, sendo vista como uma doença crônica gerenciável, tornando as pessoas mais descuidadas quando se trata de sexo seguro.

Segundo um relatório da OPAS/OMS, o número de pessoas que recebem tratamento na região das Américas aumentou de 210.000 em 2003 para 795.000 em 2013, o que representa atualmente 44% de todas as pessoas que vivem com HIV/AIDS na região. Atualmente, estima-se que no Brasil 718.000 vivam com HIV, sendo que 20% não sabem do seu status.

comeprotected-be-free-hiv-aids-inovasocial-inovacao-social-gif

Ainda de acordo com a Organização Mundial de Saúde, entre os jovens, 6 em cada 10 preferem fazer sexo desprotegido, permitindo um aumento nos indicadores de AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. Cerca de 7 mil mulheres, com idades entre 15 e 24 anos são afetadas pelo HIV toda semana, e nos últimos 10 anos, no Brasil, a população idosa com AIDS cresceu mais de 103%.

Para aumentar a conscientização sobre esta causa, o coletivo BE FREE lançou o projeto #ComeProtected, uma campanha que tem como objetivo permitir que as pessoas vejam o sexo seguro como algo divertido e envolvente. Independentemente da orientação sexual da pessoa, a única coisa que importa é proteger a si mesmo e seu parceiro ou parceira.

#ComeProtected é um projeto que incentiva as pessoas a se relacionarem e sentirem prazer com o ato sexual, mas sempre preservando a saúde. Sem colocar a própria vida em risco, nem a dos seus parceiros ou parceiras. O projeto celebra a diversidade de gêneros e encoraja as pessoas a levarem essa mensagem adiante, levando informação e reforçando a importância do uso de preservativo na relação sexual.

Para saber saber mais sobre a #ComeProtected, acesso o site oficial da campanha e assista ao vídeo abaixo:

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Mande uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail