O Código Bill Gates: Medos, histórias, desafios e objetivos por trás de uma das mentes mais incríveis do mundo

O maior medo de Bill Gates é que seu cérebro pare de funcionar. Quem nos conta isso é ele mesmo, nos primeiros minutos de O Código Bill Gates, nova série documental da Netflix – dirigida por Davis Guggenheim, vencedor do Oscar por Uma Verdade Inconveniente.

Bill Gates é uma das pessoas mais ricas e mais conhecidas do mundo todo. Aqui, no InovaSocial, você já nos viu falando sobre suas ideias e projetos, mas a verdade é que, apesar disso, nós sabemos pouquíssimo sobre ele, quais são suas motivações, seus medos, seus desafios. E é isso o que a produção da Netflix, divida em três episódios de quase uma hora, procura mostrar ao espectador – entre relatos de sua vida pessoal e profissional, qualidades e defeitos. Todo material apresentado foi reunido durante os dois anos em que Davis Guggenheim acompanhou Bill Gates e sua esposa, Melinda.

O documentário mostra o que Gates vem fazendo desde que se aposentou das tarefas diárias da Microsoft em 2007, concentrando-se principalmente em seus esforços filantrópicos, através da Bill and Melinda Gates Foundation, em busca de uma solução para problemas críticos que pessoas vêm enfrentando mundo afora. Cada episódio abrange uma das três questões principais que Bill e Melinda Gates têm trabalhado com a Fundação: melhoria do saneamento básico em países em desenvolvimento, mudança climática e erradicação da poliomielite.

Além de proporcionar ao espectador uma experiência muito interessante, o documentário consegue nos aproximar de Bill Gates de uma forma um tanto inusitada: sabemos o que ele gosta de comer no café da manhã (spoiler: nada!), como funciona sua agenda e quais livros ele estava lendo naquele momento (ele anda para todo lugar com uma sacola que contém mais de 10 livros – e os títulos mudam semanalmente). E o mais interessante: descobrimos como ele e Melinda começaram a trabalhar nos principais projetos da Fundação e todo processo em volta deles.

E nos surpreendemos ao perceber que, quando se trata de encontrar soluções e parceiros para resolver problemas a nível mundial, até mesmo Bill Gates encontra desafios dentro desse campo. Certa vez, ele escreveu uma carta para as principais universidades de pesquisa sobre um projeto e muitas dessas universidades sequer se deram ao trabalho de respondê-lo. Você se imagina ignorando um e-mail com um pedido de Bill Gates? Pois é, nós também não.

O Código Bill Gates é um documentário interessante e de fácil absorção (confesso que os mais de 50 minutos do primeiro episódio passaram tão rápido, que pensei que ele tinha apenas 20 minutos), que nos mostra um lado de Bill Gates que muitos não conhecem e retrata de forma nua e crua os problemas que a Bill and Melinda Gates Foundation está trabalhando para resolver.

Assista ao trailer abaixo e confira o documentário completo na Netflix.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail