Conheça as cidades que estão crescendo mais rápido na África

Segundo estimativas, a população do continente africano, que hoje tem 1,21 bilhão de habitantes, deve dobrar até 2050. E mais de 80% desse crescimento irá ocorrer nas cidades. O resultado dessa transição urbana sem precedentes depende do que a próxima geração de líderes políticos, empresariais e cívicos da África farão para lidar com este cenário que irá mudar rapidamente.

Alguns fatos interessantes sobre as cidades africanas:

  • Até 2100, cerca de 40% de todos os humanos e quase metade de todas as crianças do mundo serão africanos;
  • Hoje, 430 milhões de pessoas (ou 38% da população da África subsariana) vivem em áreas urbanas;
  • Mais de metade da população mundial vive em áreas urbanas e 95% do crescimento global irá acontecer, nos próximos 90 anos, em países em desenvolvimento;
  • Desde o começo do século, a população urbana da África subsariana cresceu em mais de 200 milhões de pessoas.

Hoje, você irá descobrir quais são as 6 cidades africanas com os maiores índices de crescimento na população:

cidades-africa-crescimento-inovasocial-01

  • Dar es Salaam, Tanzânia

Dar es Salaam é a maior cidade da Tanzânia e o centro comercial do país. No quesito Crescimento, Dar es Salaam irá ultrapassar todas as outras cidades africanas até 2025.

Desde 1978, a população da cidade, que é também a capital do país, cresceu mais de seis vezes e abriga uma das bolsas de valores mais importantes da África.

A população de Dar es Salaam, em 2010, era de 3,35 milhões e deve chegar a 6,20 milhões até 2025.

 

cidades-africa-crescimento-inovasocial-02

  • Nairóbi, Quênia

Nairóbi, a capital do Quênia, está crescendo em 500 mil pessoas por ano devido à rápida urbanização.

O Quênia precisa construir dois milhões de moradias urbanas a preços acessíveis para cobrir o déficit habitacional e conter o crescimento de suas favelas, que já abrigam seis em cada dez domicílios urbanos.

A população de Nairóbi foi registrada como 3,52 milhões em 2010 e deverá atingir 6,24 milhões em 2025.

 

cidades-africa-crescimento-inovasocial-03

  • Kinshasa, RDC

Anualmente, 390.000 pessoas entram em Kinshasa não só para fugir da guerra e da pobreza, mas também para estudar ou seguir um sonho.

Kinshasa tinha apenas 20.000 pessoas em 1920. Em 1940, abrigava cerca de 450.000 pessoas. Hoje, tem cerca de 11,57 milhões e a previsão é de que, em 50 anos, essa seja a segunda maior cidade da África, com 75 milhões de habitantes.

 

cidades-africa-crescimento-inovasocial-04

  • Luanda, Angola

Luanda é a capital da Angola e a maior cidade do país, com mais de 6,94 milhões de habitantes, que possuem idade média de apenas 20 anos.

Entre as principais capitais mundiais, Luanda vem há anos sendo considerada uma das cidades mais caras para se viver. O porto marítimo da cidade é uma porta de entrada para exportar petróleo, diamantes, minério de ferro e produtos pesqueiros.

A população de Luanda deverá chegar em 8,07 milhões até 2025.

 

cidades-africa-crescimento-inovasocial-05

  • Adis Abeba, Etiópia

Quase um quarto de toda a população da Etiópia que vive em áreas urbanas, vive em Adis Abeba, capital do país.
Situada no Nordeste Africano, a Etiópia perde apenas para Nigéria na lista de países mais populosos de seu continente.

A população de Adis Abeba chegou a 2,93 milhões de habitantes em 2010, índice que deve chegar a 4,75 milhões em 2025. Assim, a capital etíope será a maior cidade do mundo localizada em um país sem litoral.

 

cidades-africa-crescimento-inovasocial-06

  • Abidjan, Costa do Marfim

Abidjan é a capital econômica da Costa do Marfim e a cidade de língua francesa mais populosa da África Ocidental. Considerada como o centro cultural da África Ocidental, Abidjan está em constante crescimento e é caracterizada por sua alta industrialização e urbanização.

As oportunidades econômicas disponíveis na cidade são atraentes para as pessoas que vivem em áreas rurais não desenvolvidas e farão com que a população aumente de 4,13 milhões para 6,32 milhões, até 2025.

 

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Essa publicação foi produzida com base no texto Top 6 fastest growing cities in Africa, do site Responsible Business.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail