Burnout: 4 sinais de que talvez você precise de um descanso mental

São deadlines para cumprir, eventos de família para comparecer, uma casa para cuidar, nossas vidas são baseadas em responsabilidades – com grandes chances de altos níveis de stress. No fim das contas, você é um adulto que consegue trabalhar sob todo tipo de pressão. E quem pode te dizer que é errado? Em uma sociedade onde um dose extra de café é a resposta para a falta de sono e trabalhar até tarde é a chave para ir adiante, às vezes é difícil reconhecer a diferença entre preguiça e exaustão.

Embora ignorar suas obrigações não seja uma solução viável, uma pausa pode ser exatamente o que você precisa para ficar mais eficiente. Muitas vezes, a melhor forma de abraçar a mudança é aceitar que você é um humano, que precisa recarregar as energias, tanto física, quanto mentalmente. Aqui estão alguns indícios de que você precisa fazer uma pausa e descansar a mente (acredite: no futuro isso pode fazer uma grande diferença).

1. Você está constantemente doente

burnout-inovasocial-06

O mês passado foi muito difícil para você, uma gripe te pegou durante sua semana de trabalho mais movimentada e agora você está com uma tosse que não vai embora. Mesmo que você não consiga controlar seu sistema imunológico, ficar doente nos momentos mais inconvenientes não é uma simples coincidência. O estresse libera cortisol, hormônio que, quando produzido em excesso, desequilibra totalmente nosso sistema imunológico. Para quebrar esse efeito dominó, dê uma pausa para sua mente e se organize melhor para semanas mais movimentadas, estabelecendo um cronograma que irá permitir que você cumpra sua tarefas e, ao mesmo tempo, garanta que você durma o suficiente e se alimente bem. Assim, você não só irá se sentir bem, como também terá um desempenho muito melhor.

2. Você está se negligenciando

Se seu cronograma começa a virar um ciclo onde você pula o jantar para finalizar uma tarefa e deixa de marcar consultas médicas para economizar tempo, esse é um sinal importante de que algo está errado. Mesmo que suas responsabilidades sejam importantes, cuidar da saúde é essencial – e não se cuidar vai fazer com que você sinta mais estresse do que você já deve estar sentindo. Além de permitir que seu corpo relaxe, uma pausa mental é uma ótima oportunidade para criar um cronograma que impedirá que você deixe sua saúde de lado e siga em direção a um caminho para uma qualidade de vida melhor.

burnout-inovasocial-04

3. Você está cansado, mas não consegue dormir

Existe forma melhor de combater a sensação de estar doente, do que uma boa noite de sono? Não. E é por isso que é tão frustrante quando você deita na cama para dormir e não consegue. Pensamentos infinitos passam por sua mente e a ansiedade que vem com eles; assim, é compreensível que você sinta tudo menos em paz. Uma pausa mental poderá te proporcionar o respiro que você precisa e o sono que você merece.

4. Você está sempre triste

Às vezes, suas emoções se tornam algo difícil de ignorar, mas tudo o que você pode fazer é senti-las – então, permita-se. Afinal, não há problema nenhum em não estar feliz o tempo todo (na verdade, isso é impossível). Mas mesmo que seja bom permitir que seus sentimentos falem mais alto, estar sempre triste e desmotivado não é um bom sinal. Se você se sente mal só de pensar em ir para sua aula favorita da academia, ou quase paralisa ao se dar conta de que precisa cozinhar sua próxima refeição, considere a ideia de que que você pode precisar de uma pausa para descansar a mente, respirar e voltar mais forte do que antes para sua rotina.

burnout-inovasocial-08

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail