Como a arte molda importantes conversas e gera impacto na sociedade

A arte tem o poder de fazer com que as pessoas se expressem. Confira nossa seleção especial de TED Talks que abordam perspectivas diferentes sobre assuntos que envolvem história, raça, economia e muito mais.

  • Camille A. Brown: Uma história visual da dança social em 25 movimentos

Por que dançamos? As danças sociais afro-americanas nasceram como uma maneira dos africanos escravizados manterem tradições culturais e um senso de liberdade interna. Elas continuam sendo uma afirmação de identidade e independência. Nessa demonstração eletrizante, cheia de apresentações ao vivo, a coreógrafa, educadora e Bolsista TED Camille A. Brown explora o que acontece quando comunidades se descontraem e se expressam dançando em conjunto.


  • Titus Kaphar: A arte consegue corrigir a história?

O artista Titus Kaphar faz pinturas e esculturas que lutam com o sofrimento do passado enquanto falam da diversidade e avanços do presente. Numa inesquecível oficina ao vivo, Kaphar pega um pincel cheio de tinta branca e mancha uma réplica de uma pintura do século 17 do Frans Hals, ofuscando partes de sua composição e trazendo a história escondida à mostra. Existe uma narrativa codificada nessas artes, Kaphar diz. O que acontecerá se mudarmos nosso foco e confrontarmos as verdades não faladas?


  • Angélica Dass: A beleza da pele humana em todas as cores

As fotografias de Angélica Dass desafiam nossa forma de pensar sobre cor da pele e identidade étnica. Nesta palestra pessoal, conheça o que está por trás do seu projeto fotográfico, o Humanae, e sua busca por documentar as verdadeiras cores da humanidade, em vez das não verdadeiras – branco, vermelho, preto e amarelo -, associadas a raça.


  • Paul Rucker: Os símbolos do racismo sistêmico e como tirar o poder deles

O artista multidisciplinar e bolsista TED Paul Rucker está descosturando o legado de racismo sistêmico nos Estados Unidos. Colecionador de artefatos relacionados à história da escravidão – de ferros de marcar e grilhões a cartões postais retratando linchamentos – Rucker não conseguiu encontrar um robe intacto do Ku Klux Klan para a coleção dele. Então, ele começou a fabricar seu próprio robe. O resultado: peças de roupa chamativas em tecidos não tradicionais como o tecido colorido de Gana, camuflagem e seda que confrontam a normalização do racismo sistêmico nos EUA. “Se nós, enquanto sociedade, analisarmos esses objetos e percebermos que eles fazem parte de nossa história, poderemos encontrar uma maneira de não terem mais poder sobre nós”, diz Rucker. (Esta palestra contém cenas fortes.)


  • Sanford Biggers: O olhar resoluto de um artista sobre a violência racial

Artista conceitual e bolsista do TED, Sanford Biggers utiliza a pintura, escultura, vídeos e apresentações para provocar conversas desafiadoras sobre a história e o trauma dos negros nos Estados Unidos. Junte-se a ele nesta apresentação, na qual o autor dá detalhes e compartilha sua motivação por trás desses trabalhos de arte fascinantes. “É somente com diálogos profundos sobre história e raça que podemos evoluir como indivíduos e sociedade”, declara Sandford.


  • Laura Boushnak: Para essas mulheres, ler é um ato de ousadia

Em algumas partes do mundo, metade das mulheres não é capaz de coisas básicas, como ler e escrever. As razões são diversas, mas, em muitos casos, a alfabetização não é incentivada pelos pais, maridos e até pelas mães. A fotógrafa e bolsista TED Laura Boushnak viajou para países como Yemen, Egito e Tunísia para dar visibilidade a mulheres corajosas: jovens estudantes, ativistas políticas, mães de 60 anos de idade, que vão de encontro às estatísticas.


  • eL Seed: Um projeto de paz pintado sobre 50 prédios

eL Seed mistura caligrafia árabe com grafite para pintar coloridas e circulares mensagens de esperança e paz em prédios, da Tunísia à Paris. O artista e bolsista TED compartilha a história de seu projeto mais ambicioso até agora: um mural pintado em 50 prédios em Manshiyat Naser, um distrito do Cairo, no Egito, que só pode ser visto em sua totalidade a partir de uma montanha nas redondezas.

__

Créditos: Imagem Destaque – vientocuatroestudio / Shutterstock

Deixe uma resposta

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail