Que tal conhecer um Centro de Visitantes do Projeto TAMAR?

O InovaSocial foi convidado pela Jeep para conhecer o Projeto TAMAR Praia do Forte, na Bahia. Criado em 1980, o Projeto TAMAR nasceu com o objetivo de proteger as tartarugas marinhas. 38 anos depois, o projeto conta com com bases de pesquisa, centros de visitantes e centros de educação ambiental em grande parte da costa brasileira. Até hoje, o TAMAR já devolveu ao mar 35 milhões de tartarugas.

projeto-tamar-praia-do-forte-bahia-filantropia-inovasocial-06

Com o objetivo de incentivar a conservação da biodiversidade, a Jeep anunciou uma parceria com o Projeto TAMAR, resgatando uma história que teve início em 1982, quando, a bordo de Jeeps Willys, os primeiros pesquisadores do Projeto TAMAR começaram o trabalho de proteção das tartarugas marinhas. Além de unir conhecimentos em meio ambiente, a parceria prevê facilitar o trabalho da equipe do TAMAR ao disponibilizar nove veículos, incluindo modelos Wrangler, Renegade e Compass, todos 4×4. O objetivo é trazer mais segurança e conforto aos deslocamentos de difícil acesso durante resgates e também durante o acompanhamento da desova e nascimento dos filhotes de tartarugas no litoral.

Nas regiões litorâneas com potencial turístico (em 8 de suas 25 bases), o TAMAR mantém Centros de Visitantes que funcionam como núcleos de sensibilização e educação ambiental, além de oferecerem lazer, entretenimento e serviços. As lojas, que são estruturas fundamentais de geração local de emprego e renda, arrecadam recursos para as ações de conservação das tartarugas marinhas e são importantes meios de comunicação com a sociedade.

No Projeto TAMAR Praia do Forte, aprendemos muito sobre as tartarugas marinhas, junto aos biólogos que guiam os grupos dentro dos Centros de Visitantes. Todas as tartarugas presentes nas bases do TAMAR estão ali porque, em algum momento, foram resgatadas e são devolvidas ao mar após o período de recuperação feito com os biólogos.

projeto-tamar-praia-do-forte-bahia-filantropia-inovasocial-03

Para cada 1.000 tartarugas que nascem e começam sua trajetória nos oceanos, apenas uma sobrevive. Por isso, também é importante garantir que o maior número de filhotes nasçam. Logo, além do resgate de tartarugas marinhas jovens e adultas, um dos principais trabalhos do TAMAR consiste em proteger os ninhos e recolher ovos botados em áreas consideradas de risco. Os ovos recolhidos são levados para a base mais próxima do TAMAR e, assim que os filhotes nascem, eles são levados ao mar. Então, além conhecimento adquirido durante a visita, tivemos a oportunidade de viver experiências que envolveram conferir a soltura de uma tartaruga resgatada e também a soltura de filhotes ao mar da Praia do Forte.

Por que a proteção das tartarugas marinhas é tão importante?

projeto-tamar-praia-do-forte-bahia-filantropia-inovasocial-04

Depois de mais de 100 milhões de anos de sobrevivência e evolução, as tartarugas marinhas continuam desempenhando importante papel ecológico nos ambientes onde ocorrem – das áreas costeiras a grandes profundidades oceânicas (as chamadas regiões abissais). São fonte de alimento para predadores marinhos e terrestres, inclusive o homem, e importantes consumidores de organismos marinhos, servindo como substrato para outras espécies.

Como animais migratórios, as tartarugas se deslocam desde os trópicos até as regiões subpolares, transferindo energia entre ambientes marinhos e terrestres. São consideradas verdadeiros engenheiros do ecossistema, devido a sua influência e ação sobre os recifes de coral, bancos de grama marinha e substratos arenosos do fundo oceânico.

projeto-tamar-praia-do-forte-bahia-filantropia-inovasocial-07

Conheça um Centro de Visitantes do Projeto TAMAR

Praia do Forte (BA)
Avenida Farol Garcia D’Ávila, s/n
Aberto diariamente, das 08:30 às 18:00

Arembepe (BA)
Estrada Geral do Projeto Tamar, s/n
Aberto todos os dias, das 9:00 às 17:00

Fernando de Noronha (PE)
Alameda do Boldró, s/n°
Aberto todos os dias, das 8:00 às 22:00.

projeto-tamar-praia-do-forte-bahia-filantropia-inovasocial-02

Oceanário de Aracaju (SE)
Avenida Santos Dumont, 1010
Aberto todos os dias, das 09:00 às 21:00

Regência (ES)
Rua Principal, s/n
De terça-feira a domingo, das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00

Vitória (ES)
Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, nº 700A
Aberto todos os dias no verão, das 8:30 às 18:00

Ubatuba (SP)
Rua Antonio Atanázio, 273
De domingo a quinta-feira, das 10:00 às 18:00
De sexta-feira a sábado, feriados e férias escolares, das 10:00 às 20:00
Durante o período letivo, fecha às quartas-feiras para manutenção

Florianópolis (SC)
Rua Professor Ademir Francisco s/n
Aberto todos os dias, incluindo feriados, das 9:30 às 17:30


Para conferir todos os dados de contato de cada um dos Centros de Visitantes, clique aqui.


Para saber mais sobre o TAMAR, acesse o site oficial do projeto e assista ao vídeo abaixo:

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail