O Polen: Aplicativo transforma comissões de vendas em doação

Se você pudesse doar uma pequena quantia para uma ONG, sem ter que tirar dinheiro do próprio bolso, você doaria mais? A pergunta pode parecer estranha, mas essa é a proposta do Polen, uma iniciativa inovadora e genial para o universo da filantropia. Quando você compra algo indicado por um influenciador digital ou clicando em um banner, a loja paga um percentual da venda (comissão) para o canal de origem do clique. Isso é um sistema muito comum no e-commerce e – apesar de cada loja dar um nome próprio – é o famoso sistema de afiliados.

Quando você instala o Polinizador, aplicativo para o Google Chrome, todas as comissões recebidas são revertidas pelo Polen em doação para uma das ONGs ajudadas pela iniciativa. No universo das doações e filantropia, a confiança é um fator decisivo. Por que você doa dinheiro para algum projeto? Porque você confia nele. No caso do Polen, como eles não são um projeto gigante, como Criança Esperança ou Teleton, a empresa usa da transparência para ganhar a confiança.

De acordo com o site do projeto, o Polen tem fins lucrativos e fica com 35% do valor arrecadado para poder cobrir custos de infraestrutura, equipe e outras despesas, e o restante vai para a doação. Além disso, é possível escolher a ONG que você quer doar e controlar compras realizadas e valor das doações. Em relação ao anonimato, o sistema explica que “caso você mantenha selecionado a opção ‘Admiro essa causa. Quero acompanhar.’ ao baixar o Polinizador, você concorda em exibir seu e-mail para a ONG que você deseja apoiar”. Ainda de acordo com o Polen, as ONGs selecionadas passam por um processo de seleção onde é exigido os documentos necessários para saber se está tudo certo com a organização e seus projetos.

Para saber mais sobre o aplicativo, valores já doados e lojas parceiras, acesse o site oficial do aplicativo.

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail