Primeira comunidade de casas impressas em 3D do mundo tem suas primeiras casas inauguradas

Recentemente, a organização sem fins lucrativos New Story anunciou que, após 18 meses de planejamento, a primeira comunidade impressa em 3D do mundo está sendo construída. Cada uma das residências têm 150 m2 e todas foram impressas em 3D pela ICON, empresa focada no desenvolvimento de tecnologias para construção e uma das parceiras do projeto. A impressora trabalhou por um período total de 24 horas, que foi dividido por vários dias.

new-story-casas-impressas-em-3d-inovacao-social-inovasocial-07

As primeiras casas estão localizadas em Tabasco, no México, serão doadas a famílias locais que atualmente vivem em situação de extrema pobreza e em abrigos improvisados e inseguros. Essa comunidade de casas impressas em 3D conterá 50 casas no total.

Até o momento, a New Story e a ICON concluíram as duas primeiras residências, impressas p partir de uma impressora 3D chamada Vulcan II, que foi especialmente projetada para funcionar sob as condições comuns de uma área de difícil acesso – estamos falando de uma região onde a energia pode ser instável e as chuvas locais frequentemente inundam as estradas de acesso ao canteiro de obras.

As casas impressas em 3D possuem dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Os projetos foram desenvolvidos de acordo com os feedbacks de cada uma das famílias já que os lares foram criados para atender às necessidades específicas daquelas pessoas e daquela região. Localizada em uma zona sísmica, a comunidade e suas casas foram projetadas acima dos requisitos de segurança padrão, incluindo, por exemplo, fundações robustas para garantir que as construções durem por muitos e muitos anos.

New Story é uma organização sem fins lucrativos que atende famílias que precisam de abrigo. Desde sua fundação, há apenas cinco anos, a equipe construiu mais de 2.700 casas, atendendo a mais de 15.000 pessoas, usando métodos tradicionais de construção no Haiti, El Salvador, Bolívia e México. Nos últimos dois anos, milhares de horas de trabalho e milhões de dólares foram destinados ao projeto, que seguiu em busca de soluções inovadoras para que casas melhores fossem construídas – e de forma mais rápida.

new-story-casas-impressas-em-3d-inovacao-social-inovasocial-03

A parceria com a ICON e o uso da tecnologia de impressão 3D permitem que a New Story impacte mais famílias de forma mais rápida, melhorando simultaneamente a qualidade e a flexibilidade do projeto. A esperança é que esse projeto influencie o setor como um todo e que os aprendizados sejam compartilhados com outras organizações sem fins lucrativos e governos, para que o projeto possa evoluir e alcançar mais famílias, de forma mais rápida. Para quem vive nas ruas ou em um abrigo pouco seguro, uma noite já é tempo demais.

“Sentimos que é nossa responsabilidade desafiar os métodos tradicionais. Os métodos lineares nunca alcançarão as milhões de pessoas que precisam de lares seguros. Desafiar nossas suposições e assumir riscos a partir de idéias inovadoras nos permitirá alcançar mais famílias com as melhores soluções possíveis, e de forma cada vez mais rápida,” diz Brett Hagler, CEO da New Story.

new-story-casas-impressas-em-3d-inovacao-social-inovasocial-06

As famílias que irão morar na comunidade que está sendo construída no México foram pré-selecionadas e irão se mudar assim que o projeto for concluído. As famílias são selecionadas de acordo com a necessidade financeira e física de cada uma. Nessa comunidade, por exemplo, a renda familiar média por mês é de US$ 76,50 (o que corresponde aproximadamente a R$ 300,00).

Por meio de uma parceria com o governo local, a comunidade impressa em 3D deve fazer parte de um plano comunitário muito maior. Assim, essas famílias terão acesso a áreas verdes, parques, espaços comunitários e serviços básicos.

A New Story não divulgou o custo da construção das casas, mas um de seus objetivos é aumentar a eficiência e reduzir os custos à medida que o projeto avança. A organização sem fins lucrativos também espera que as próximas 48 famílias possam se mudar para seus novos lares até 2020.

Abaixo, confira um vídeo – onde a New Story apresenta o projeto – e mais imagens:

new-story-casas-impressas-em-3d-inovacao-social-inovasocial-01

new-story-casas-impressas-em-3d-inovacao-social-inovasocial-04

new-story-casas-impressas-em-3d-inovacao-social-inovasocial-08

new-story-casas-impressas-em-3d-inovacao-social-inovasocial-05

new-story-casas-impressas-em-3d-inovacao-social-inovasocial-02

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail